Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Quem são os ginasianos de 1946

O leitor Lauro José Rech, santa-cruzense que reside há anos em Porto Alegre, nos enviou imagem da sua turma do Colégio Marista São Luís, que se formou no ginásio em 1946. Com memória privilegiada, destaca que o único colega ausente no dia da foto foi Cláudio José Backes.

Na época, a organização do ensino era diferente de hoje. As crianças ingressavam na escola com sete anos e faziam o primário, que durava quatro anos. Aí, com 11 anos de idade, prestavam o Exame de Admissão para entrar no ginásio, por mais quatro anos. Só então passavam para o segundo grau, que poderia ser o Científico, o Clássico ou Contabilidade.

Na turma de 1946, havia jovens de Santa Cruz do Sul e de outras cidades do Estado. Rech diz que, do grupo, saíram profissionais de todas as áreas, como médicos, engenheiros, empresários, contabilistas, advogados, professores, políticos e outros. Na época, o São Luís oferecia internato para abrigar alunos de fora. Sábados à tarde, costumavam encontrar-se no Quiosque, quando vinham também os internos do Mauá.

Publicidade

Confira os formandos
De pé, na primeira fila, da esquerda para a direita: Muhamad Amin Baccar, Ivo Stein, Bruno Goettems, Lucewal Schiedeck, Silvio Pedro Assmann, Carlos Henrique Rech, Ariovaldino Assis da Rosa, Nelson Rieger, Arno Waldemar Scheibe, Hélio Holst Renner e Oldemar Kothe.

Fila do meio: Armando Wink, Lauro José Rech, Nestor José Kaercher, Irati Rodrigues da Silva, Luiz Francisco Haeser, Alvaro Kolberg, Fernando Costa Borges, Olmiro Paulo Trauer, Luiz Schultz Lobato, Francisco Schultz Lobato e Arpad Ludwig Blez.

Sentados: Carlos Lauro Candal, Antonio Alberto Schultz, Adão Becker, irmão Gabriel (regente e paraninfo), Ruy Machado Bittencourt, Pedro Helio Stein e Enio Luiz Nardi Ferraz.

Publicidade

Foto: Arquivo de Lauro Rech

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.