Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Viela de Santa Cruz

No último sábado, comemoramos os 141 anos de fundação de Santa Cruz do Sul. Até 28 de setembro de 1878, éramos a Freguesia de São João de Santa Cruz, pertencente ao município de Rio Pardo.

A solenidade de instalação da Viela de São João de Santa Cruz ocorreu na primeira sede do governo, na esquina das ruas São Pedro (Marechal Floriano) e Taquarembó (28 de Setembro). Ela foi conduzida pelo presidente da Câmara de Rio Pardo, Joaquim Alves de Souza, que também empossou os conselheiros (hoje vereadores). Na época, não existia prefeito, sendo a administração municipal feita pela Câmara.

O documento de instalação traz informações curiosas. A população do novo município era de 10 mil pessoas, aproximadamente. Destas, apenas mil residiam na vila. Havia 150 casas, cinco escolas e três sociedades. No verão, a temperatura média ficava em 24,5 graus. No outono, 18,5º; no inverno, 14º, e, na primavera, em 20 graus.

Publicidade

Para o funcionamento da Câmara, Rio Pardo enviou um enxoval com sete cadeiras de braço, 60 cadeiras de couro, dez metros de pano verde, três metros de pano amarelo, uma resma de papel fino, duzentos envelopes, seis copos e três escrivaninhas de madeira (uma grande). E mais: uma escrivaninha de bronze, uma dúzia de lápis, oito livros de 100 folhas, duas talhas para água, um sinete de latão com as armas do Império, uma taboleta, uma caixa de canetas-tinteiro Maclat, uma dúzia de canetas finas, um caixão, um armário, duas mesas grandes, dois bancos para as talhas, uma mesa para o secretário e dois bancos para réus.

A primeira sessão extraordinária da Câmara ocorreu ainda no dia 28, presidida por Joaquim José de Brito. Em 15 de outubro de 1878, aconteceu a primeira reunião ordinária, aí dirigida por Carlos Trein Filho.

Pesquisa: Livro de atas da Câmara, de Nestor Kaercher

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.