Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Tifo e gripe espanhola

Nas últimas colunas, lembramos de doenças que causaram pavor em Santa Cruz no início do século passado, a lepra e a tuberculose. Mas também o tifo endêmico e a gripe espanhola provocaram medo e mortes.

Praticamente não há registros sobre os óbitos causados por estas duas doenças e as informações são de relatos das famílias. Os jornais (Kolonie e Gazeta de Santa Cruz) davam mais notícias da Intendência alertando o povo para os cuidados.

Segundo relatos, a primeira onda de tifo ocorreu na virada do século 19 para o 20 e atingiu mais o interior. No antigo Cemitério Evangélico de Alto Linha Santa Cruz, há três túmulos de membros da família Blödorn que morreram em um intervalo de 30 dias.

Publicidade

O tifo é transmitido por alguns parasitas, como o piolho, e provoca muita febre, tosse, náuseas e outras sintomas que debilitam a pessoa, levando à morte. Durante a 2ª Guerra, ele voltou a causar medo pelas notícias que vinham da Alemanha, onde milhares de pessoas estavam morrendo nos campos de concentração.

Em 1918 e 1919, a gripe espanhola causou pânico. Não há dados sobre o número de mortos, mas muitos registraram a perda de entes queridos. A família Hansel contabilizou duas mortes pelo vírus da influenza em poucos dias. Na época, não havia médicos suficientes para atestar a causa da morte. Além disso, no interior era comum enterrar os mortos na propriedade, o que dificultava as estatísticas.

Como a maioria dos que vinham a Santa Cruz chegava pelo trem, o intendente Gaspar Bartholomay determinou o exame de todos que desembarcavam. Se alguém tinha sintomas de gripe, era proibido de circular pela cidade.

Publicidade

A antiga Cadeia (hoje Biblioteca Municipal) virou hospital de campanha. O tratamento era apenas com ervas medicinais e controle da temperatura, feito com compressas de água fria.

Foto: DivulgaçãoPavilhões eram transformados em hospitais para receber doentes
Pavilhões eram transformados em hospitais para receber doentes

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.