Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Português, sim senhor!

O futebol amador de Santa Cruz do Sul é marcado por muitas histórias e clubes tradicionais. Um deles é o Benfica FC, que encerrou as atividades nos anos 80. Mas sua memória permanece viva entre ex-dirigentes e ex-jogadores, como é o caso dos amigos Alceu Zingler, Olíbio Porto e Gert Herberts, que gostam de relembrar as excursões, partidas e festas que a agremiação organizava.

O clube nasceu em 10 de maio de 1965, na região denominada de Vila Jardim (hoje Bairro Santo Inácio). A escolha do nome causou uma certa polêmica: como, em “terra de alemão”, criar um time homenageando o Benfica de Portugal? Os fundadores, no entanto, ficaram firmes. Afinal, o time era o grande “papão” de títulos na Europa.

O Benfica tornou-se popular e logo tinha em torno de 100 associados. Em 15 de fevereiro de 1966, surgiu uma novidade: o jornal O Português. Ele foi impresso na gráfica Rech e Walmir Poetter era o diretor, apoiado pelos redatores Geraldo Cruz e Flávio Silveira. Seu objetivo era divulgar as atividades do clube.

Publicidade

Na primeira edição, O Português contou com a participação do Benfica no quadrangular do EC Pinheiral, onde ficou vicecampeão invicto. A equipe teve os atletas Erno, Castelar, Zé Carlos, Armindo I, Ari, Olíbio, Nilson, Lauro, Alcemar, João, Júlio, Armindo II, Zequinha, Ruy, Homero e Geraldo.

Também deu dicas de como deveria se portar um bom benficense: pagar em dia as mensalidades, sempre aplaudir as jogadas dos seus atletas, ter compreensão com eventuais erros de arbitragem, mas não concordar que o time fosse esbulhado e apoiar as promoções do clube.

Os criadores do jornal queriam organizar uma biblioteca e fazer edições maiores. Mas ele ficou só na primeira edição. Continua…
 

Publicidade

Foto: DivulgaçãoO Português: jornal do Benfica teve vida curta, mas entrou para a história do clube
O Português: jornal do Benfica teve vida curta, mas entrou para a história do clube

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.