Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Zé Ferreira

Copa dos Vales

De volta das férias, saúdo a grande iniciativa deste começo de temporada no futebol mais próximo de nós. A Gazeta e os clubes da Região dos Vales que disputarão a Divisão de Acesso do Gaúcho acertaram em cheio ao confirmarem a realização da Taça Cigha, que será de 13 a 20 de fevereiro. Seis clássicos no período de oito dias, a poucas semanas da abertura do campeonato, certamente serão muito mais proveitosos para as equipes e atraentes aos torcedores do que os sonolentos e pouco expressivos jogos-treinos. Haverá um troféu em jogo, algo que motiva todo atleta.

Na conversa com os dirigentes, percebi que todos enxergam nessa iniciativa um meio de transformar o futebol do interior em um produto mais atrativo às torcidas e rentável aos clubes. Aquela ideia que tenho insistido aqui, que é a da formação de ligas regionais, a fim de equilibrar as finanças das instituições com o fortalecimento de receitas e a diminuição de custos – segundo o presidente Sergio Pilz, do Galo, para jogar em São Gabriel ou Bagé, por exemplo, gasta-se cerca de R$ 8 mil entre viagens, hospedagens e alimentação.

Não se trata de dar um fim ao certame estadual da segunda divisão. Pelo contrário, o objetivo é revigorá-lo, torná-lo mais atraente ao público e menos penoso aos clubes, que sofrem com poucas receitas e dívidas, que, não raro, são gigantescas. Tenho certeza de que a Copa dos Vales, que terá Avenida, Lajeadense, Guarani e Santa Cruz, vem para ficar – e até ser ampliada em futuras edições – e será bem observada por clubes de outras regiões.

Publicidade

Enfim, o Gauchão

É sempre do mesmo jeito: terminado o Brasileirão, o torcedor, seja de que time for, já fica com saudade do futebol de três pontos e ansiado pelo início dos Estaduais. Chega a contar os dias para o pontapé inicial do seu campeonato regional. Pois neste domingo começa o Gauchão, agora com 12 equipes – há quem ainda queira vê-lo disputado por dez – e tendo Grêmio e Internacional como favoritos ao título, para variar. Pois que seja um Gauchão bem desenvolvido, limpo e respeitoso dentro e fora do campo.

Bom fim de semana.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.