Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SOBRADINHO

11ª Caminhada na Natureza reúne 140 participantes

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Contemplar a natureza, estar em contato com o meio rural, unindo ainda atividade física e também degustação de produtos da agroindústria familiar. Assim foi a 11ª Caminhada na Natureza realizada em Sobradinho na tarde do último sábado, 16, marcando a retomada do projeto Caminhadas na Natureza, parado em razão da pandemia.

Aproximadamente 140 pessoas (entre inscritos e organização), percorreram um trajeto de pouco mais de 12 quilômetros. Pessoas de Sobradinho e região, de crianças a idosos, puderam visualizar as belas paisagens do interior, além de interagir com pessoas de diferentes localidades.

O evento foi organizado pela Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Grupo de Caminhantes Caminhos do Campo e Casa da Cultura. No momento da inscrição foi necessária apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19, de acordo com a faixa etária.

LEIA TAMBÉM: 11ª Caminhada na Natureza ocorre na próxima semana

Segundo os organizadores, o número de inscritos superou a expectativa e tudo transcorreu bem. A atividade foi definida como “sucesso” pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Dreher, o qual adiantou que a próxima edição está prevista para ocorrer no início de dezembro. Para Luciano Turcato, do Grupo Caminhos do Campo, a atividade obteve êxito também devido ao empenho de toda organização que trabalhou para oferecer um momento especial aos participantes. O chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Rotiére Guarienti, acompanhou o percurso com o carro de apoio e também destacou a realização bem-sucedida do encontro.

A concentração em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes contou com alongamento com a professora Luciana Zuchetto Peil e bênção do padre Gelso Bernardy. Após, os caminhantes iniciaram o percurso com direção ao Bairro Pinhal. De lá seguiram por Linha Apolinário, com uma pausa na pedreira, para hidratação, e um momento aventureiro na travessia da pinguela.

O trajeto continuou por Linha Campos, com chegada ao Balneário das Nascentes, onde ocorreu uma breve parada com recepção do proprietário do espaço, Dari Machado, que enfatizou as belezas do local.

Na sequência, a caminhada seguiu até Granja do Silêncio, avistando do alto paisagens lindas da região. Na Agroindústria Pavanato foram recebidos com produtos coloniais preparados com carinho pela família. Segundo Eli Pavanato, proprietário do empreendimento, foi muito gratificante receber à todos em sua propriedade e poderem degustar dos produtos produzidos ali. Após o lanche, o passeio chegou ao fim com retorno à Igreja Matriz.

Ao final do percurso, os participantes se disseram contentes e pretendem repetir a participação em edições futuras. Entre eles estava a coordenadora administrativa da Unisc Sobradinho, Jocelaine Maieron, acompanhada do marido, da filha e também da cunhada e sobrinho que vieram do município de Vera Cruz especialmente para a caminhada. “Primeira vez que a gente participa e adoramos. Na próxima, se der tudo certo, vamos de novo. Vieram em torno de dez pessoas da nossa família”, enfatizou Joce, que evidenciou a beleza da região, apreciada durante o trajeto.

Entre os participantes também esteve o casal arroio-tigrense, Roselaine Jahn da Silva, em sua segunda edição, e Antônio Marcelo da Silva, participando pela primeira vez. “Primeira de muitas que virão. Valeu a pena. Foi um momento prazeroso”, disse ele, reforçando que já possuem o hábito de caminhar e o quanto momentos de convívio como este são especiais.

Já a sobradinhense Daiane Fardin Pens convidou a mãe, Noezi Fardin, para participar. “A mãe veio de Serraria Scheid. Minha já é a segunda participação. Foi muito bom”, salientou Daiane. Moradora do interior, Noezi costuma caminhar bastante e apreciar às paisagens do meio rural, mas aqui foi diferente. “Muito bom. Conheci muitos lugares bonitos. Pretendemos participar novamente”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: A força e o progresso da mulher no meio rural

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.