Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MÊS FARROUPILHA

14ª Região Tradicionalista realiza Geração da Chama Crioula

Foto: Arquivo Pessoal

Participação da 14ª RT no evento de acendimento da Chama Crioula em edição anterior à pandemia | Foto: Arquivo pessoal

Como já disse o folclorista, compositor e radialista, Paixão Cortes, “gaúcho é um estado de espírito. Não é um nascer, é querer ser”. Desta forma, visando manter vivo e perpetuar o tradicionalismo gaúcho na região, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS), juntamente com a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV), através da 14ª Região Tradicionalista, realizará a geração da Chama Crioula desta região. O evento ocorrerá de 4 a 10 de setembro, contando com as tradicionais cavalgadas.

O acendimento da centelha, no dia 5, ocorrerá junto à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes no distrito de Itapuca, em Anta Gorda, onde se encontra a maior caverna de pedra basalto do Vale do Taquari, possuindo 30 metros de largura por 112 metros de comprimento. Segundo o coordenador de Cavalgada da 14ª RT, Marco Alceu Andres, a solenidade de acendimento da chama contará com aproximadamente 130 cavaleiros, entre homens e mulheres com idade entre 6 e 70 anos. Quando chegar em Sobradinho, terá aproximadamente 58 cavaleiros. Durante o evento será obrigatório o uso de máscara.

A chegada em Sobradinho está prevista para sexta-feira, 10 de setembro, às 9h30. Segundo o coordenador, a tropa passará pelo centro da cidade, se deslocando até a Igreja Matriz, onde o padre Matheus Venturini ministrará uma benção aos cavaleiros. Após, será realizada uma homenagem ao padre gaudério, Jorge Hudson (in memoriam), participante de cavalgadas e acendimento da chama, pelos Cavaleiros da Serra. Posteriormente, a Chama Crioula será levada até a Loja Maçônica Aôr e Harmonia, onde a chama permanecerá até o dia 13 de setembro, dando início assim aos festejos farroupilhas. Em seguida, os cavaleiros seguirão até o CTG Galpão da Estância, onde será servido almoço, e após, haverá a distribuição dos certificados de participação da cavalgada.

De acordo com Marco, a tropa de cavalgada contará com uma equipe de apoio de dez pessoas, integrantes do CTG Pousada das Carretas, que estarão preparando café da manhã, almoço, janta e realizando a limpeza dos locais de parada. Um enfermeiro também acompanhará a equipe.

O tradicionalista ressalta a importância do evento de acendimento da chama crioula. “Isso tudo traz uma energia positiva. Essa chama representa muito para o povo gaúcho e se vai trazendo amizades de cada município em que se passa, tanto de pessoas ligadas ao tradicionalismo como não ligadas. É uma chama que alimenta a alma e te dá energia para cultivar a tradição”, destaca o coordenador.

Cavalgada em edições anteriores do evento | Foto: Arquivo pessoal

As entidades participantes do evento são: CTG Seiva Pampeana, Ibirapuitã; Piquete Amigos do Galpão, Espumoso; CTG Estrela do Pago, Estrela Velha; CTG Pousada das Carretas, Arroio do Tigre; CTG Galpão da Estância, Sobradinho; Confraria Cavaleiros da Serra, Sobradinho; Piquete Negrinho do Pastoreio, Campos Borges; Piquete Porteira da Serra, Passa Sete; CTG Garrão de Potro, Lagoa Bonita do Sul; Grupo de Cavaleiros Amigo do Cavalo do CTG Candeeiro Serrano, Segredo; CTG Espora de Prata, Ibarama; CTG Chapéu de Palha, Barros Cassal; Os Cavaleiros da Paz, Fontoura Xavier; Além de representantes de Barros Cassal, Ilópolis e Putinga, que estarão apenas no acendimento da centelha.

Programação

-04/09 – 9h: Saída para o distrito de Itapuca – Anta Gorda, chegando ao local na  parte da tarde

– 05/09 – 9h: Missa Crioula e Geração da Chama no Parque da Gruta. Almoço no local. Logo após saída para Putinga, passando pelo Museu do Pão em llópolis (24 km)

– 06/09 – 7h30: Saída de Putinga em direção a Fontoura Xavier (29 Km)

– 07/09 – 7h: Saída de Fontoura Xavier em direção a Barros Cassal (36 Km)

– 08/09 – 7h30: Saída de Barros Cassal em direção a cidade do Lagoão (29 km)

– 09/09 – 7h30: Saída do Lagoão em direção a cidade de Segredo (30 Km)

– 10/09 – 7h30: Saída da cidade de Segredo em direção a cidade de Sobradinho. Após, desfile pelo centro da cidade, chegando na Loja Maçônica Aôr e Harmonia de Sobradinho, onde será distribuída a centelha, dando início aos Festejos Farroupilhas 2021.

Homenageadas deste ano

Neste ano, em âmbito estadual, será comemorado o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi (Ana Maria de Jesus Ribeiro). Ela nasceu em 30 de agosto de 1821, em Morrinhos, então município de Laguna, em Santa Catarina. A homenageada se tornou símbolo de poder feminino por participar ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi, de várias batalhas no Brasil e na Itália. Anita faleceu aos 27 anos, em 4 de agosto de 1849, na Itália, acometida pela febre tifóide.

Já a homenageada da 14ª Região Tradicionalista será a senhora Devair Pereira Carvalho, sendo esta uma homenagem extensiva a todas as prendas da região. Devair nasceu no dia 4 de março de 1947, no distrito de Passo Real, na época município de Soledade. Em 29 de dezembro de 1978, casou-se com Silvio Carvalho, com quem teve dois filhos. Juntos foram patrões do CTG Potreiro Grande, da cidade do Salto do Jacuí (onde atualmente reside) por quatro gestões, onde também foi responsável pelo departamento artístico e cultural. A professora aposentada de geografia e história, já foi catequista, coordenadora do grupo de famílias e auxiliou e organizou obras sociais. Atualmente ela ocupa o cargo de ministra de eucaristia. E como costureira, ela mesma confecciona os vestidos de prenda de suas netas.

Homenageada da 14ª RT, senhora Devair Pereira Carvalho

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.