Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LITERATURA

2023: literatura regional terá lançamentos

Foto: Divulgação

O novo ano que agora começa promete muita felicidade e muitos momentos agradáveis, com conhecimentos valiosos para os leitores. É isso que se pode depreender das sinalizações em termos de lançamentos de livros, de autores nacionais e internacionais; de efemérides e eventos que já podem ser marcados na agenda. Em âmbito local, a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul deve lançar no primeiro semestre duas antologias, uma de textos ficcionais, elaborados pelos integrantes ainda durante a pandemia, e outra de biografias dos patronos das 25 cadeiras da agremiação. E já estão em finalização uma biografia de personalidade do universo da política e da atuação pública regional e um relato de viagens no gênero do cicloturismo.

LEIA TAMBÉM: 2022: um ano movimento no âmbito da literatura

Entre os lançamentos de autores consagrados do mundo todo, destaque para o anúncio, pela Companhia das Letras, de mais um romance do ganhador do Prêmio Nobel Abdulrazak Gurnah, bem como mais um título da consagrada autora turca Elif Shafak. Há muita expectativa também pelos novos lançamentos da editora Tabla, especializada em obras de escritores do mundo árabe e do Oriente Médio; da Kapulana, que tem trazido ao Brasil escritores de países africanos; e da Estação Liberdade, cujo esforço se volta a autores asiáticos. Boas leituras parecem estar garantidas! Que tudo se realize no ano que vai nascer.

Publicidade

Crônica de livros anunciados

Os leitores já podem preparar os seus ânimos: vem muito livro bom por aí. As editoras estão a todo vapor na composição de seus catálogos para 2023. A Companhia das Letras tem programado À beira-mar, livro do ganhador do Nobel de Literatura Abdulrazak Gurnah; já a HarperCollins trará o novo romance da expoente turca Elif Shafak, A ilha das árvores perdidas. A Biblioteca Azul acena com Quando os pássaros voltarem, do espanhol Fernando Aramburu, autor do best-seller Pátria. A Carambaia programa Um circo passa, novo trabalho do francês Patrick Modiano, Nobel de Literatura de 2014. A Companhia das Letras prevê ainda A vida descalço, do argentino Alan Pauls; e Encruzilhadas, do norte-amerciano Jonathan Franzen. Outro ganhador de Nobel que terá novo livro no mercado é o japonês Kenzaburo Oe, cujo Adeus, meu livro! chegará

Cem anos de muita emoção

Se Jack Kerouac e José Saramago, entre tantos outros autores, marcaram 2022 por ter sido o ano em que transcorreu o centenário de seu nascimento, 2023 reserva mais comemorações. Um dos nomes a merecer muita atenção é o do italiano Italo Calvino, autor de romances como Se um viajante numa noite de inverno. Ele completaria um século em 15 de outubro. Bem antes disso, em 31 de janeiro, transcorre o centenário do norte-americano Norman Mailer. O brasileiro Millôr Fernandes é outro centenário, em 16 de agosto. Em 12 de outubro, junta-se ao grupo o mineiro Fernando Sabino. E em 20 de novembro será a vez da sul-africana Nadine Gordimer, ganhadora do Nobel de Literatura de 1991, autora de textos essenciais, como De volta à vida, O melhor tempo é o presente e Ninguém para me acompanhar. São momentos de celebração que convidam à leitura e à releitura de suas obras.

LEIA TAMBÉM: Candelariense lança um livro sobre livros

Publicidade

Virão biografia e cicloviagem

O retorno da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul a seu formato presencial em 2022, e com ótima afluência de público e boas vendas, sinaliza para mais uma edição de alto prestígio em 2023. A exemplo dela, outros eventos literários regionais têm sido marcantes. Antes mesmo das feiras, novidades estão agendadas em lançamentos de livros. Além da biografia de um expoente da política que está na programação para o início do ano, um relato de viajante deve vir por aí em março. É A grande viagem, obra estruturada pelo jornalista Demétrio de Azeredo Soster sobre o percurso de 18.250 quilômetros que o santa-cruzense Miguel Lawisch fez do Sul do Brasil a Los Angeles, na década de 90. A obra sairá pela editora Catarse. Demétrio também anuncia novo livro de poemas, Migalhas do mundo, enquanto a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul prevê o lançamento de duas antologias com textos de seus membros.

Isso vai dar muito o que falar

Ganhador do Man Booker Prize de 2022, o escritor Shehan Karunatilaka, de Sri Lanka, é inédito no Brasil. Mas isso até 2023. Seu romance The seven moons of Maali Almeida, com o qual conquistou o importante prêmio na cena global, será lançado pela Record, devendo constituir um acontecimento literário. O mesmo se pode dizer dos novos romances de quatro autores brasileiros contemporâneos anunciados pela Todavia: é de ninguém menos que os gaúchos José Falero e Samir Machado de Machado, o mato-grossense Joca Reiners Terron e o baiano Itamar Vieira Júnior. A mesma editora vai lançar Escrever é muito perigoso, da polonesa Olga Tokarczuk, ganhadora do Nobel. Já a editora Fósforo dará continuidade à edição da obra da francesa Annie Ernaux, ganhadora do Nobel de 2022, com o romance Paixão simples. Você vai ouvir falar muito de todos eles ao longo do ano.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.