O Hospital Ana Nery acaba de conquistar o Nível 2 de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecida como Acreditação Plena. O resultado coloca o estabelecimento de Santa Cruz do Sul entre as principais referências em saúde, não apenas no Estado, mas em âmbito nacional.
A primeira certificação como ONA Nível 1 ocorreu em janeiro de 2022. “Desde lá o hospital segue crescendo de forma constante, investindo não só em tecnologia e infraestrutura, mas também em quem está aqui para acolher e cuidar”, diz a instituição. Segundo o Ana Nery, o esforço traduz a visão estratégica da instituição: “Tornar perceptível o quanto somos dedicados a cuidar das pessoas.” A obtenção do Nível 2 reflete a superação de mais de 80% dos rigorosos padrões do Sistema Brasileiro de Acreditação.
A avaliação foi conduzida por especialistas do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), nos dias 9 a 11 de dezembro. Os profissionais foram acompanhados por uma equipe organizada pelo setor de Qualidade, conduzida por Anna Paula Linde Prates e Elaine da Silva.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospital Ana Nery projeta novo espaço para oncologia com investimento de R$ 20 milhões
Para Elaine, a acreditação é mais do que a conquista de um certificado de nível pleno. “Com o Nível 2, assumimos o compromisso permanente de sustentar e fortalecer as práticas estabelecidas a partir dos critérios apontados e identificados na nossa avaliação”, ressalta. Segundo ela, a certificação não representa um ponto final, mas um marco que define uma etapa de maior maturidade organizacional, que exigirá constância, coerência e evolução contínua.
Anna Paula reforça que alcançar esse reconhecimento traz como responsabilidade avançar no desenvolvimento interno, qualificar processos, executar o planejamento estratégico com disciplina e ampliar, de forma consistente, o envolvimento das equipes com o propósito institucional.
Publicidade
“O cuidado com as pessoas é uma construção coletiva. Esse movimento precisa ser compreendido como corresponsabilidade de todos, integrando cultura, atitudes e decisões do cotidiano, e não como uma exigência formal ou burocrática. É dessa forma que fortalecemos a qualidade assistencial, a segurança e a sustentabilidade organizacional”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Postos de saúde de Santa Cruz terão atendimento noturno até março; veja calendário
Gestão integrada
Com a conquista do Nível 2, o Hospital Ana Nery passa a ser Acreditado Pleno. Isso significa que, além de atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, já reconhecidos com a Acreditação Nível 1, a instituição demonstra uma gestão integrada, na qual os processos de melhoria contínua ocorrem de forma harmoniosa, com comunicação plena entre as atividades.
Publicidade
O superintendente do Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, frisa que a certificação é o coroamento do processo de atendimento aos pacientes, onde a humanização e o respeito são pilares da cultura de acolhimento. “Esses valores, aliados às melhores práticas assistenciais e à segurança do paciente, resultam em um atendimento harmonioso e centrado no cuidado integral.”
LEIA TAMBÉM: Com sete registros, Santa Cruz lidera casos confirmados de dengue no RS em 2026
Pontos fortes
Na avaliação, foram destacados:
Publicidade
- Engajamento institucional: alta direção e colaboradores demonstram forte receptividade, adesão e participação no processo de certificação. Expansão de atuação com a administração de novas instituições.
- Investimentos e infraestrutura: investimentos significativos em infraestrutura e tecnologias, com destaque para o acelerador de partículas acoplado ao equipamento de radioterapia. Ampliação das ações de sustentabilidade.
- Comunicação, acessibilidade e humanização: Projeto Posso Ajudar – Atendimento humanizado por jovens aprendizes; “Hand talk”, ferramenta inovadora para comunicação com pacientes surdos e disponibilização de óculos de realidade virtual.
- Participação comunitária: forte vínculo com a comunidade por meio de organizações e produtos pela vida.
- Segurança do paciente e práticas assistenciais: UTI com boas práticas e atuação multidisciplinar, round diário e visita estendida e infantil.
LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade