Entre os dias 12 e 23 de dezembro, milhares de pessoas se reuniram em Santa Cruz do Sul para prestigiar a Christkindfest 2025 – A Magia de Um Novo Tempo. A programação artística e cultural teve as atividades centralizadas na Praça Getúlio Vargas. O evento, organizado pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp), com o apoio do Município, recebeu cerca de 70 mil visitantes, incluindo o movimento da Vila do Noel, os espectadores das apresentações no palco principal e os dois desfiles temáticos, realizados na Rua Marechal Floriano nos dias 16 e 20.
O coordenador do evento, Paulo Moraes, destaca a participação da comunidade. “Os dois desfiles temáticos encantaram o público e confirmaram o sucesso desta edição, reunindo cerca de 57 mil pessoas nas duas ocasiões”, comemorou. Segundo ele, foram mais de 40 apresentações, reunindo mais de 150 artistas, entre músicos, bailarinos, coralistas e figurantes. “Além das atrações no palco, tínhamos estrutura de gastronomia, brinquedos infláveis, ações de patrocinadores, feira de adoção de animais e o espetáculo do acender das luzes da Catedral. Tudo isso foi fundamental para que a Christkindfest fosse mais um grande sucesso”, completou.
LEIA MAIS: Curso de biscuit inspira artesanato paleontológico em Candelária
Publicidade
A programação oficial iniciou-se dia 12 de dezembro (após ser transferida do dia 11 em virtude dos prejuízos causados pelo temporal), com a chegada do Papai Noel e o espetáculo A Magia das Cores. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e convidados, como o prefeito Sérgio Moraes; a primeira-dama, Fátima Alves da Silva, e o presidente da Assemp, Leandro Vernier. Um dos momentos marcantes, antes da chegada do Bom Velhinho, foi a bênção do padre Rodrigo Hillesheim.
Ponto alto da programação, os dois desfiles temáticos, com produção de Sérgio Ávila, espalharam o clima do Natal pelo centro da cidade, reunindo sete carros e dezenas de figurantes. O carro abre-alas trouxe o sonho encantado da fábrica do Papai Noel, comemorando a chegada do Natal. No segundo, as soberanas da 40ª Oktoberfest recepcionaram para o Natal Mágico, no reino das princesas. O carro 3 representou a espera do Natal, com gnomos e fadas acompanhados pela Vovó Noel e a preparação da casa da família para as celebrações natalinas.
LEIA TAMBÉM: O ator brasileiro é o melhor do mundo”, enfatiza André Segatti em entrevista à Gazeta
Publicidade
O quarto carro do desfile representou o Nascimento, com destaque para o responsável pela festa ser tão especial: o menino Jesus. No carro 5, a diversão retratada pelos brinquedos e sonhos da infância, com carrossel, roda-gigante e soldadinho de chumbo. O penúltimo carro mostrou a Neve, juntamente com bonecos, ursos polares e figuras que simbolizam a proteção e a magia do universo glacial. Fechando o desfile, o trenó do Bom Velhinho, que espalhou votos de um Feliz Natal a todos os povos.
A Christkindfest 2025 foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com financiamento do Pró-Cultura e governo do Estado. A realização foi da Assemp, Ministério da Cultura e governo federal, com patrocínio da Mitren e da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e apoios da Florestal e da Extinvec.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!