Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por Dentro da Safra: tarefas na lavoura em clima seco

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com clima seco e quente, depois de vários dias com temperaturas amenas. A previsão é de que venha alguma chuva a partir desta quarta-feira, e será mesmo importante agora, para o bom desenvolvimento das culturas que estão nas lavouras. Aqui em nossa propriedade, seguem os trabalhos já na preparação da terra para a próxima temporada. Em parte da área onde tínhamos plantado tabaco, estamos semeando adubação verde para que seja incorporada ao solo a partir de março e abril, visando o novo cultivo. É importante que o produtor desde logo se planeje a fim de manter o solo bem protegido durante o outono e parte do inverno, para que também possa recuperar a fertilidade e assegurar plantas com qualidade e boa produtividade mais adiante.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: temperatura amena após a chuva

Foto: Giovane Luis Weber/Divulgação

Área preparada para o novo ciclo

Em parte de nossas lavouras, também já estamos preparando os camalhões sobre os quais será feito o plantio do tabaco na próxima safra, como se pode ver na foto acima. Ali faremos a semeadura fixa de adubação verde. Nessa terra não mexeremos mais; apenas vamos dessecar as plantas de cobertura quando estivermos próximo do período do transplante das mudas de tabaco para a lavoura.

Publicidade

Ao mesmo tempo, enquanto concluímos essas operações a campo, dentro de algumas semanas começaremos a fazer a classificação do tabaco seco que segue no galpão, para comercializar uma primeira parcela de nossa produção. Por enquanto, com os dias de muito calor, as folhas estão muito secas, e não é bom mexer com elas, pois quebram e se esfarelam. Também lamentamos que na primeira rodada de negociação da tabela de referência do tabaco para a safra, realizada na semana passada, não houve acordo. Isso nos preocupa, pois não se tem até o momento qualquer parâmetro real de preço.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: chuva persistente em toda a região, mas a união faz a força

Foto: Alan Toigo/Divulgação

Dias de eventos em Santa Catarina

Na semana passada, estive em Grão-Pará, em Santa Catarina, já próximo ao litoral, para participar de evento no qual palestrei sobre a sucessão na agricultura familiar e a presença em cobertura na 11ª Conferência das Partes (COP-11) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, em novembro, em Genebra, na Suíça. Em Grão-Pará, tivemos uma noite muito agradável de bate-papo, com a presença de cerca de 350 produtores rurais do município, como se pode ver na foto acima. O tabaco está presente nas propriedades da grande maioria deles.

Publicidade

Por sinal, nesta terça estamos eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, de novo em Santa Catarina, dessa vez em Ituporanga, num evento que tem a parceria da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Essa região é conhecida pela produção de cebola, mas também investe forte no tabaco e na diversificação em geral.

LEIA MAIS DO AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.