A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias e da Vigilância Epidemiológica, inicia nesta quarta-feira, 28, o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) no município. Serão visitados 36 bairros da zona urbana. No interior, o trabalho será executado em Linha Pinheiral, Monte Alverne, Linha Santa Cruz e Rio Pardinho. A previsão, de acordo com o coordenador do setor, Alexandre Goularte, é de que o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias deve estar concluído em uma semana.
Ainda de acordo com Goularte, foram sorteados 406 quarteirões, cerca de 22% do total de domicílios. “A partir deste levantamento, poderemos identificar os locais em que há a maior incidência de larvas do Aedes, para assim desenvolvermos ações de prevenção e de eliminação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, disse o coordenador.
LEIA MAIS: Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores em 2025
Publicidade
Ele pede ainda a colaboração dos moradores, para que recebam os agentes em suas residências. Os Agentes estarão identificados com colete azul e crachá, com nome e função. “A população de Santa Cruz sempre colabora para o sucesso de nossos levantamentos e isso é essencial para que possamos fortalecer as ações de prevenção”, declarou Goularte.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade