Santa Cruz do Sul entra oficialmente no clima de Carnaval neste sábado, 7, com a sexta edição do Bailinho da Borges. Consolidado como um dos maiores carnavais de rua do interior do Estado, o evento deve reunir 30 mil foliões na Rua Borges de Medeiros, em uma celebração gratuita e pensada para públicos de todas as idades. A programação inicia-se às 18 horas e segue até a 1 hora.
Mais do que uma festa, o Bailinho da Borges firmou-se, ao longo dos anos, como um espaço de convivência, cultura e ocupação do centro da cidade. Em 2025, mais de 35 mil pessoas passaram pela Borges ao longo da noite, número que reforça a dimensão do evento e sua importância no calendário cultural do município.
“Nestes seis anos, o evento só cresceu em qualidade, público e animação”, afirma Roberta Pereira, organizadora do Bailinho, ao lado de Rafael Tombini. “Minha expectativa é de um grande público, alegria e encontro de gerações. Um evento gratuito, pensado nos mínimos detalhes, com muita segurança e organização”, acrescenta.
Publicidade
LEIA MAIS: Primeiros 100 inscritos no Concurso de Fantasias do Bailinho da Borges vão ganhar um copo da Gazeta
A edição deste ano mantém a proposta de resgatar a alegria dos antigos carnavais, com marchinhas, fantasias e clima familiar. Ao mesmo tempo, vai ampliar ações voltadas a segurança, acessibilidade e sustentabilidade. Além de mobilizar a população local e regional, a cada edição o Bailinho da Borges tem atraído mais e mais entusiastas de outras cidades e regiões do Estado, e até de fora do Rio Grande do Sul, salientando o seu potencial no turismo.
Palco único
Neste ano o evento deve retornar às origens, com apenas um palco principal, localizado na Rua Borges de Medeiros, esquina com a Rua Marechal Deodoro. Além disso, junto à Praça da Bandeira será alocada uma Central de Segurança e Saúde. Nesse espaço estarão concentradas as operações de Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Guarda Municipal. Ambulâncias e equipes de saúde também garantirão o atendimento rápido em caso de necessidade.
Publicidade

Ainda na Praça da Bandeira, no pergolado localizado na Marechal Floriano, será disponibilizado um espaço para informações e acolhimento, com presença de intérpretes de Libras para auxiliar os foliões. Ainda serão dispostos banheiros químicos, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs).
LEIA TAMBÉM: Pronto para a folia? Confira dicas de fantasias e acessórios para usar no Bailinho da Borges
O evento também contará com a participação de cervejarias parceiras dispostas próximo ao palco. Ao longo da noite, ações sociais e educativas serão desenvolvidas em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social.
Publicidade
Bloquinhos
O Bailinho da Borges já tem 12 blocos confirmados. Entre eles, destaque para o Mansão, com 400 pessoas, e para o bloco do Tênis Clube, que deve reunir cerca de 200 integrantes. Também participam os blocos Prisciletes, Vai Quem Quer, Esperando o Brad Pitt, Saca Rolha, Reencarna e Tem que Ter Gaz (organizado pela Gazeta Grupo de Comunicações), entre outros.
Sustentabilidade e segurança vão dar o tom
A edição de 2026 do Bailinho da Borges terá como pilares o reforço às práticas sustentáveis e o zelo pelo espaço público. A organização do evento reforça o apelo para que os foliões responsabilizem-se pelo próprio lixo.
LEIA MAIS: Bailinho da Borges aposta em práticas sustentáveis e incentiva descarte correto de resíduos
Publicidade
“Trabalhamos por um evento mais consciente, com ações que dependem do envolvimento individual. A orientação é não portar recipientes de vidro, levar o próprio copo e preocupar-se com o descarte dos resíduos”, afirma a organizadora Roberta Pereira.
Ao longo da Rua Borges de Medeiros, lixeiras estrategicamente distribuídas facilitarão o descarte. A operação tem o apoio da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), responsável pelo recolhimento e triagem dos materiais recicláveis.
O impacto da iniciativa é ratificado pelos números de anos anteriores. Na última edição, foram recolhidas duas toneladas de recicláveis. “Conseguimos encher dois caminhões da cooperativa”, destaca Uilian Mendes, responsável administrativo da Coomcat.
Publicidade
Regras de convivência
Para garantir a segurança e a limpeza, a organização estabeleceu diretrizes rígidas:
- Vidro proibido: é vedado o uso de copos e garrafas de vidro (incluindo as de gargalo longo, conhecidas como long necks).
- Alternativas: o consumo de bebidas deve ocorrer exclusivamente em latas ou copos plásticos e reutilizáveis.
- Lei Seca: a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é estritamente proibida e haverá fiscalização.
LEIA TAMBÉM: Bailinho da Borges promete mais uma grande edição; veja programação
Concurso de fantasias anima a noite
Um dos momentos mais aguardados do Bailinho da Borges é o tradicional Concurso de Fantasias, promovido pela Gazeta Grupo de Comunicações. As inscrições são gratuitas e ocorrem no próprio evento, no Espaço da Gazeta, localizado na Praça da Bandeira, próximo à esquina da Rua Borges de Medeiros com a Marechal Floriano.
As inscrições iniciam-se às 18 horas e encerram-se, pontualmente, às 20h30. Ao todo, são quatro categorias: Infantil (até 12 anos), Adulto (de 12 a 59 anos), Melhor Idade (acima de 60 anos) e Bloco mais animado (grupos a partir de três integrantes, sem limite de idade). Cada participante pode se inscrever em apenas uma categoria.
A escolha dos vencedores será por voto popular, em link disponibilizado no Portal Gaz. A enquete inicia-se às 20h30 e segue até as 21h30. Os mais votados recebem kits de produtos da Mor, que poderão ser retirados na sede da Gazeta a partir de terça-feira, 10. Os resultados serão divulgados a partir das 22 horas deste sábado, no Portal Gaz. Como incentivo extra, os cem primeiros inscritos no concurso receberão um copo da Gazeta. O concurso também conta com o patrocínio de Clip Graffite Festas, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Laboratório Ana Nery.
LEIA MAIS: Saiba como participar do concurso de fantasias do Bailinho da Borges
Trânsito e bloqueios
Para viabilizar a montagem da estrutura e a realização do evento, o trânsito e o estacionamento da região central sofrem alterações desde a última quinta-feira, 5. A partir das 13 horas deste sábado, 7, ocorre o bloqueio de trânsito na Rua Borges de Medeiros, entre a Rua Tenente Coronel Brito e Marechal Deodoro. A partir das 16 horas, haverá bloqueio total das ruas Sete de Setembro, entre Tenente Coronel Brito e Marechal Deodoro; da Rua Marechal Floriano, entre 28 de Setembro e Sete de Setembro; e da Rua Marechal Deodoro, entre Sete de Setembro e 28 de Setembro. A organização recomenda que os foliões utilizem transporte público, caronas, táxis ou carros de aplicativo. O evento não conta com estacionamento. A orientação é clara: se beber, não dirija.

LEIA TAMBÉM: Trânsito terá alterações para o Bailinho da Borges a partir desta quinta; veja o que muda
Diversão para todos os públicos
A programação do Bailinho da Borges começa oficialmente às 18 horas. Às 18h30 tem início o Carnaval Infantil, com animadores, personagens fantasiados e o som do DJ Gonçalo. Às 20h30 ocorrerão o Cortejo da Borges e a cerimônia de abertura oficial, com apresentação da Corte do Bailinho e das cortes convidadas. A partir das 22 horas, sobem ao palco Edinho & Silvane, com “A Fabulosa Banda do Bloco”, além de convidados especiais. O encerramento está previsto para a 1 hora.
Realizado por Rafael Tombini e Roberta Pereira, o Bailinho da Borges é produzido pela Skené Projetos Culturais, com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A edição de 2026 tem patrocínio de Mor, HBier, Pepper Foods e Schuck, além do apoio de O Boticário, Festa e Fantasia, Hotel Aquarius, Padaria Pritsch e Nápule Pizzeria. Entre música, fantasia, encontro e consciência coletiva, o Bailinho da Borges reafirma sua essência: uma festa feita para todos, que ocupa a cidade com alegria, respeito e cuidado.
Programação
- 18 horas: início do Bailinho da Borges
- 18h30: Carnaval Infantil, na Rua Borges de Medeiros (esquina com a Marechal Floriano)
- 20h30: Cortejo da Borges e cerimônia oficial de abertura, com apresentação da Corte do Bailinho e cortes convidadas
- 22 horas: Edinho & Silvane com A Fabulosa Banda do Bloco, além de convidados especiais no palco único na Rua Borges de Medeiros (esquina com a Marechal Deodoro)
- 1 hora: encerramento
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO BAILINHO DA BORGES
