Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAFRA 2025/2026

Fumicultores e empresas seguem sem acordo após novo encontro

Foto: Luciana Jost Radtke

A Comissão Representativa dos Fumicultores se reuniu nesta segunda-feira, 9, com três empresas do setor (Alliance One, CTA e JTI) para dar continuidade ao processo de negociação do reajuste da tabela de preços mínimos do tabaco para a safra 2025/2026. Apesar do retorno das companhias à mesa e da disposição em manter o diálogo, as propostas apresentadas não atingiram o patamar considerado satisfatório pela comissão, e não houve assinatura de protocolo.

Para dar transparência ao processo, a comissão reiterou que suas avaliações seguem ancoradas no parâmetro técnico do custo de produção e no histórico recente das tratativas, que, em diferentes momentos, permitiram avanços acima do custo apurado. Segundo os representantes dos produtores, esse histórico sustenta a possibilidade de construção de um entendimento sem abandonar a referência técnica — desde que as empresas apresentem propostas compatíveis com a apuração conjunta do custo, respeitando os fundamentos do Sistema Integrado. A comissão complementa que, no caso da JTI, as tratativas evoluíram nesta segunda rodada de negociação de preço e “esperamos que estejam perto de um consenso”.

LEIA TAMBÉM: Tabaco cresce em representação nas exportações gaúchas

Publicidade

A comissão destacou ainda a postura das três empresas recebidas ao longo do dia, que compareceram às reuniões e se dispuseram a tratar o tema com a representação dos fumicultores. Mesmo sem consenso, os encontros foram avaliados como importantes para manter os canais abertos e preservar a lógica negocial do Sistema Integrado de Produção, com foco na busca de conciliação sobre o preço do tabaco.

A representação dos produtores reforçou o alinhamento das entidades em torno do interesse do fumicultor e da estabilidade da cadeia produtiva. “Não fechamos o diálogo com as empresas e aguardamos para que, pelo fortalecimento do sistema integrado de produção, ainda sejam possíveis ajustes nas tabelas de preços mínimos do tabaco”, afirmou a comissão, ao defender que a negociação deve seguir orientada por critérios técnicos, respeito às regras do sistema e responsabilidade com a fumicultura e com o setor como um todo. Para tanto, uma nova rodada de reuniões está sendo agendada para sexta-feira, dia 13 de fevereiro, já com a confirmação da presença da JTI e BAT.

LEIA TAMBÉM: Expedição Os Caminhos do Tabaco: três estados do Sul em um dia de viagem

Publicidade

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná.

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.