Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ACOLHIMENTO

Litoral tem ações de apoio às mulheres vítimas de violência

Guaritas estão identificadas com cartazes informando que se trata de ponto de acolhimento para mulheres vítimas de violência | Foto: CBMRS/Divulgação

Desde dezembro do ano passado, as guaritas dos guarda-vidas no litoral do Rio Grande do Sul se tornaram pontos de acolhimento e orientação às mulheres vítimas de violência. A iniciativa ocorre no âmbito da Operação Verão Total 2025/2026 e inclui a fixação de adesivos informativos em 159 guaritas espalhadas por 16 praias, reforçando a identificação dos lugares onde as mulheres podem buscar ajuda.

A ação Local Seguro prevê ainda que os guarda-vidas recebam as mulheres que procurarem ajuda e acionem a Brigada Militar ou Polícia Civil para que prossigam com o atendimento. Segundo o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), até o momento foram registrados oito boletins de ocorrência de casos de violência. Além disso, são inúmeras as situações de mulheres que buscam informações e orientações nesses locais.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul registra mais de 2,6 mil ocorrências de violência contra a mulher em 2025

Publicidade

São contempladas com a iniciativa as seguintes praias: Torres, Arroio do Sal, Capão Novo, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Nova Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Balneário Quintão, Tavares, São José do Norte, Cassino, Hermenegildo e Barra do Chuí. Segundo o último levantamento, na maioria dos casos as mulheres relatam situações de violência psicológica e verbal, como insultos, ameaças e xingamentos. Há também registros de violência física.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.