Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Problemas com energia no interior motivam mobilização parlamentar

Foto: Agência Brasil

Relatos frequentes de moradores do interior de Santa Cruz, especialmente na região de Monte Alverne, motivaram o vereador Edson Sortica (PL) a protocolar na Câmara a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Fornecimento de Energia Elétrica no Interior.

Segundo o vereador, as queixas envolvem quedas recorrentes, demora no restabelecimento do serviço, redes obsoletas e falta de manutenção preventiva. O cenário atinge localidades como São Martinho, Linha Saraiva, Justo Rangel, Linha Brasil e Alto Paredão, entre outras, impactando diretamente a produção agrícola, o funcionamento de poços artesianos e a conservação de alimentos em agroindústrias familiares.

LEIA MAIS: Câmara aprova criação de frente parlamentar para melhorar energia elétrica no interior de Santa Cruz

Publicidade

Sortica ressalta que a dificuldade no atendimento é um gargalo histórico. “Houve casos de usuários ficarem mais de 14 horas sem luz por uma simples queda de chave. Existe também muita reclamação sobre o call center. São pontos que fiscalizaremos com precisão”, afirma. Ele lembra que reuniões anteriores com a RGE não surtiram efeito. “As pessoas pagam por 220V e não recebem essa carga.”

O objetivo do grupo – composto pelos vereadores Edson Sortica, Jair Eich, Eduardo Wartchow e Professor Cleber – é realizar uma audiência pública no fim de março com a presença de consumidores, poder público, concessionária e Ministério Público (MP). Segundo Sortica, o MP deve orientar ações regionalizadas para pressionar por soluções definitivas.

Edson Sortica, vereador: “Quase todas as regiões do interior sofrem com quedas de luz. Esse problema é antigo e exige uma solução imediata” | Foto: Expedito Engling

LEIA TAMBÉM: Como funcionará o financiamento para pavimentação de ruas em Santa Cruz

Publicidade

Investimento forçado para evitar incêndios

Morador de Linha Chaves, o produtor rural Roberto Sackser, 42 anos, sentiu no bolso o impacto das oscilações do serviço. Entre setembro e dezembro do ano passado, as falhas foram constantes.

Em um dos episódios, a chave de um transformador em frente a sua residência caiu, sem incidência de temporal, às 19 horas e somente no dia seguinte, pelas 9 horas, houve o conserto. “As quedas são frequentes, de ficarmos sem luz por meia hora, uma hora, ou até mais. E na minha estufa de secagem de tabaco, se ficar dez minutos sem energia, pode estragar tudo. Ainda há risco de pegar fogo, por conta de superaquecimento. Em tempos de secagem é preciso ficar vigilante, porque em caso de queda, precisa imediatamente ligar o gerador.”

LEIA TAMBÉM: Moradores de Linha do Rio alertam para riscos de acidentes e cobram melhorias na VRS-858

Publicidade

Ele acrescenta que o investimento do gerador se fez necessário justamente em razão das oscilações energia, já que esse é um insumo é crucial para a cura do tabaco. Roberto conta que de 12 fornadas da última safra, em no máximo duas não teve problemas com queda de energia.

“De Santa Cruz até aqui são cerca de 40 quilômetros com estrada boa. É inadmissível que demorem tanto para atender os chamados. É muito descaso”, lamentou.

Roberto Sackser, de Linha Chaves: oscilações interferem na secagem do tabaco

RGE investe em manutenção

Por meio da assessoria de comunicação, a CPFL RGE informou que está em constante contato com o poder público de Santa Cruz. Inclusive, reuniões teriam sido realizadas com representantes municipais para debater e alinhar detalhes de obras de melhoramento do sistema elétrico. A empresa ressaltou que somente em 2025 investiu mais de R$ 15 milhões em ações de manutenção e modernização da rede elétrica no município. Foram mais de 800 postes substituídos, 33,3 quilômetros de redes construídas ou reformadas e sete religadores telecomandados instalados. Para 2026, segundo a RGE, estão previstas obras primárias nas regiões citadas, com a manutenção de mais de 70 quilômetros de rede, além da inspeção de mais de mil postes.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.