A Casa das Artes Regina Simonis recebe, a partir desta quarta-feira, 18, a exposição Uma metáfora e múltiplos sentimentos, da artista visual Ita Stockinger. Com entrada gratuita, um coquetel de abertura da mostra está marcado para as 18 horas.
Na exposição, que tem curadoria de André Venzon, Ita apresenta uma série de oito grandes pinturas que mergulham nas nuances da identidade humana. Cada tela é um retrato do mesmo rosto, explorando diferentes emoções por meio do traço.
LEIA MAIS: Sessão do Amigos do Cinema desta terça-feira vai exibir o filme “O Sonho de Wadjda”
Publicidade
A face em questão tem inspiração em uma das personagens de um documentário assistido pela artista, no qual um grupo argentino se reúne para ler a obra Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust. O rosto de uma das personagens chamou a atenção de Ita e, a partir de então, passou a ser o centro de sua investigação artística.
Segundo ela, a repetição se transforma em uma estratégia poética, evocando a multiplicidade do ser. “Não somos um, somos vários ao mesmo tempo”, afirma. Os quadros funcionam, portanto, como capítulos de uma mesma biografia.
LEIA TAMBÉM: Músico Luciano Müller apresenta o melhor do pop rock nesta sexta; Portal Gaz sorteia ingressos
Publicidade
Oscilando entre o expressionismo e a abstração, Ita costuma trabalhar com figuras que equilibram o belo e o estranho, com técnica que varia de acordo com a exigência emocional de cada obra. Nas telas em exposição, ela utiliza óleo, acrílica e carvão, permitindo que o material se molde à atmosfera interna do retrato.
Uma metáfora e múltiplos sentimentos fica em exposição até o dia 25 de abril, com visitação de terça a sexta-feira, das 10 horas às 12 horas e das 13 às 17 horas. Aos sábados, o público poderá conferir as obras das 10 às 14 horas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!