Encerrou-se nesse domingo, 12, a 8ª Feira Comercial, Cultural, Industrial e Agropecuária de Vale do Sol (Feirasol). O evento, sediado na Sociedade Cultural e Esportiva Trombudo, iniciou-se na quinta-feira, 9. Com o clima estável, milhares de pessoas visitaram a festividade para conferir as atrações culturais e os mais de 90 estandes, metade deles locais. Apesar da chuva na manhã desse domingo, o sol retornou, garantindo um grande fluxo de pessoas. O público lotou a área de apresentações para assistir à Orquestra de Candelária: Música Sem Fronteira.
Moradores de Vale do Sol, Luiz Carlos Martins, de 72 anos, e Celi Pappel da Silva, 69, conferiram todos os dias do evento. Aproveitaram principalmente as atividades da terceira idade. Para o casal de produtores aposentados, Vale do Sol merece e precisa dar continuidade à feira. “Queria que todo ano tivesse”, disse Celi.

LEIA MAIS: Aapecan promove chá beneficente de Dia das Mães em maio
Publicidade
O prefeito de Vale do Sol, José Valtair dos Santos, salientou que o evento retorna mais forte após o hiato de oito anos Segundo ele, a retomada já pode ser considerada um sucesso. “Cerca de 20 mil pessoas passaram por aqui nos três dias, superando as nossas expectativas. Até o fim do evento, devemos ultrapassar a marca de 30 mil.”

Diante dos bons resultados, o prefeito começará a projetar a próxima. “Já estamos organizando a nona edição e esperamos que a comunidade regional atenda ao nosso chamado e venha prestigiar o evento.”
Com o tema Viva o melhor do Vale, a 8º Feirasol marcou a retomada do evento após oito anos. Nesse período, ele foi suspenso em razão da pandemia, estiagem e enchentes, e agora retornou visando evidenciar os potenciais econômicos do município.
LEIA TAMBÉM: Dulci Alma Hohgraefe lança dois livros sobre espiritualidade e autoconhecimento
Publicidade
A Feirasol 2026 é uma realização da Associação Pró-Cultura Vale do Sol, com apoio da Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial Vale do Sol (Acevale) e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras.
Expositores querem nova edição em 2027
Quem também celebrou os resultados da 8ª Feirasol foram os expositores. Maiara Morsch e a sua mãe, Adriana Marlize Abeling, proprietárias da Ame Doces Artesanais, de Vale do Sol, afirmaram que a primeira participação no evento alcançou as expectativas. Um dos carros-chefes foi um cookie em homenagem à Feirasol e ao município.

LEIA MAIS: Entidade celebra 40 anos em Pantano Grande com festa retrô
Publicidade
Para a família, o evento foi fundamental para a valorização do comércio. “As pessoas realmente estão comprando dos comerciantes locais. Esperamos que retorne no próximo ano. O município merece essa festa”, disse Maiara.
Na Feira da Agroindústria Familiar, o clima também era de festa. O proprietário dos Embutidos Klein, Fernando José Klein, destacou que a primeira participação no evento foi um sucesso. Tamanha foi a quantidade de produtos vendidos – entre salames, linguiças, morcilha, banha de porco e torresmo – que precisaram repor o estoque.

“Acabou superando todas as expectativas. Havia tanta demanda que tivemos que buscar mais produtos duas vezes”, afirmou. Klein disse que estará na próxima Feirasol, pois contribui para fortalecer as agroindústrias. “Estávamos precisando de um evento desse porte no município e, com certeza, o próximo também será um sucesso.”
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade