Com a chuva cessando na região desde essa quarta-feira, 29, o nível do Rio Pardinho está em redução em Santa Cruz do Sul. Segundo o coordenador da Defesa Civil e secretário municipal de Segurança e Trânsito, Reginaldo Martins Brito de Campos, na região do Loteamento Navegantes, no Bairro Várzea, a medição no início da manhã desta quinta-feira indicava 5,9 metros.
Esse nível está mais de um metro abaixo da cota de inundação no local e 1,7 metro abaixo da medição indicada na tarde de quarta-feira. A tendência é que siga em baixa.
LEIA MAIS: Nível do Rio Pardinho estabiliza e Defesa Civil avalia retorno de moradores às residências
Publicidade
A redução permitirá que seja avaliado ainda nesta quinta-feira o retorno das famílias desabrigadas a suas residências. Ao todo, cinco famílias do Corredor Morsch, no Bairro Dona Carlota, totalizando 19 pessoas, estão alojadas no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest e recebem assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão.
Vera Cruz segue com acessos interrompidos
Na manhã desta quinta-feira, 30, o nível do Rio Pardinho em Vera Cruz também estava em baixa. Já o Rio Pardo havia estabilizado na região de Coxilha Mandelli, mas seguia subindo em direção a Entre Rios. Conforme o prefeito Gilson Becker, estão interrompidos os acessos nas estradas das localidades de Coxilha Mandelli, Albardão, Passo da Taquara e São José da Reserva. Já em Linha Borges de Medeiros o trânsito foi liberado, após interrupção por alguns dias.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo tem nove famílias fora de casa devido ao nível dos rios
Publicidade
Rio Taquari segue acima da cota em Mariante
Já no distrito de Mariante, no interior de Venâncio Aires, o Rio Taquari segue acima da cota de inundação, alcançada na tarde de quarta-feira. Às 6h30 desta quinta-feira, 30, a medição do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indicava 14,24 metros no local. O nível está entrando em estabilização.
Ainda pela manhã, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para risco muito alto de inundação do Rio Taquari em Bom Retiro do Sul. O aviso é válido até as 19 horas desta quinta.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!