Personagens da mitologia grega deixaram os livros para ocupar máscaras, cartazes e produções artísticas no Colégio Estadual Monte Alverne. Nessa sexta-feira, 21, as turmas 101 e 102 apresentaram a mostra interdisciplinar Tribunal dos Mitos: Vozes contra a Intolerância, que propôs uma reflexão sobre preconceito, discriminação, inclusão e respeito às diferenças.
A atividade foi desenvolvida a partir do trabalho conjunto das áreas de História e de Ciências Humanas e Linguagens e Artes, com planejamento das professoras Débora Vogt e Luiza Franke Brixner. A proposta surgiu a partir da leitura e discussão de mitos gregos.
“No início, eles até ficam receosos, mas quando se deparam com os detalhes das narrativas, o estranhamento inicial dá lugar à abertura para o passado, que diz tanto sobre o nosso presente”, explicou Débora.
Publicidade
Além da produção das máscaras e cartazes, os estudantes pesquisaram os personagens e discutiram diferentes interpretações dos mitos. A exposição também foi aberta às demais turmas da escola, com o objetivo de estimular a reflexão sobre quem é incluído ou excluído na sociedade. Uma das atividades propostas é a construção da Árvore do Respeito, com folhas nas quais os estudantes registraram atitudes relacionadas à convivência e à valorização das diferenças.
Segundo os alunos, a experiência ampliou horizontes. Para Maria Antonia Storch, de 15 anos, a confecção das máscaras foi a parte mais interessante e ajudou a representar de forma crítica a exclusão das mulheres. Ana Carolina Paulus, 15, destacou como aprendizado as diferentes interpretações dos mitos, especialmente sobre exclusão e diferença. Iara Mendes de Oliveira, 16 anos, ressalta que o projeto envolveu pesquisa e produção artística para aprofundar a compreensão dos temas.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso novo canal do WhatsApp clicando aqui. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!