A contagem regressiva para a 41ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul entrou em uma nova fase nesta terça-feira, 15. A partir de agora, o Parque da Oktoberfest fica fechado ao público para o início da montagem das estruturas temporárias e da decoração que vão preparar o espaço para receber a Festa da Alegria. Os trabalhos entram na reta final para o evento que começa no dia 8 de outubro.
De acordo com o presidente da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Fábio Borba, a partir desta semana a movimentação no parque será intensificada. A montagem envolve os ambientes que serão utilizados pelo público, além da instalação da cenografia e dos espaços destinados às atrações, gastronomia e expositores.
Uma das principais novidades desta edição será a climatização do Pavilhão Central. Será a primeira vez na história da Oktoberfest que o espaço contará com climatização, medida que busca ampliar o conforto do público durante os dias de programação.
Publicidade
Parque terá novo layout
A organização também promoveu mudanças na distribuição dos espaços. A intenção é reduzir os pontos de concentração de público e melhorar a circulação pelo parque. A entrada, que em edições anteriores concentrava grande volume de pessoas nas proximidades da Casa Gazeta, terá um fluxo mais distribuído.
Borba explica que a mudança foi planejada a partir da experiência do público. A organização pretende ampliar os locais para sentar, reduzir a formação de filas e distribuir melhor as opções gastronômicas e as atrações. “O investimento em decoração foi aumentado significativamente. Pelas artes propostas, eu fiquei absolutamente surpreso com o que está sendo proposto este ano e acredito que a mesma coisa vai acontecer com o público”, afirma.
Novo espaço ao lado da Bierhaus
Outra novidade será a criação de um novo setor na área verde localizada ao lado da Bierhaus. Para viabilizar a estrutura, foi implantado um novo arruamento nos fundos da casa, modificando o espaço físico e permitindo a instalação de novas estruturas.
Publicidade
É nesse local que será montado o Food Park Cultural. O ambiente vai reunir gastronomia, feira de artesanato e oficinas culturais, além de uma decoração pensada para criar novos pontos de interação e fotografias dentro do parque.
A área também vai receber o Palco 101, instalado sob uma lona. O outro palco principal será o Palco Gazeta, no Pavilhão Central.
Na gastronomia, estão confirmados o Espaço Marreco, dedicado ao prato típico e comandado por um chef gourmet de Santa Catarina, além de um restaurante premium com operação de Porto Alegre. O tradicional Café Colonial também será mantido na área da Bierhaus.
Publicidade
Para Borba, a redistribuição dos ambientes é uma das mudanças que devem ser percebidas pelo visitante durante a festa. “A nossa preocupação é com a experiência e o conforto do público. Foi justamente para diminuir o fluxo em determinados locais e aumentar em outros, oportunizando conforto em termos de espaço, local para sentar e opções de gastronomia”, explica.
Com o fechamento do parque, começa a fase de preparação mais intensa para a Oktoberfest. Nos próximos dias, o espaço será gradualmente ocupado por estruturas, decoração e equipamentos até estar pronto para a abertura da Festa da Alegria.
A 41ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul acontece de 8 a 12, 15 a 18 e 21 a 25 de outubro.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso novo canal do WhatsApp clicando aqui. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!





