Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROGRAMAÇÃO

Semana Farroupilha reúne atividades culturais, gastronomia e confraternização em Sobradinho

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Música, dança, gastronomia, poesia, história e o sentimento de orgulho pelas tradições gaúchas marcam a Semana Farroupilha em Sobradinho. Desde o início dos festejos, no dia 11 de setembro, diferentes entidades e espaços do município vêm promovendo atividades que valorizam a cultura gaúcha e aproximam a comunidade. Os festejos chegam ao fim amanhã, dia 20, quando celebra-se o Dia do Gaúcho.

CTG Galpão da Estância

A Semana Farroupilha do CTG Galpão da Estância, de Sobradinho, teve início na sexta-feira (11). A abertura oficial ocorreu às 18h, junto à sede da entidade, com cerimônia e o acendimento da Pira. A centelha da Chama Crioula foi conduzida até o local pelos cavaleiros do CTG.

Publicidade

O primeiro grande evento da Semana Farroupilha foi o 18º Festival da Ovelha, tradicional festividade que integra gastronomia, música e valorização da cultura gaúcha.

Durante a programação, além das falas do patrão do CTG Galpão da Estância, Robson Luiz Drachler, e do prefeito Luiz Affonso Trevisan, foram realizadas as homenagens previstas para esta edição dos festejos. Nilmar Angelo Carlin recebeu homenagem como patrono da Semana Farroupilha 2026, enquanto o casal Delci Kroth e Ivone Goreti Vendruscolo Kroth foi agraciado com Moção Honrosa. Também foi realizada homenagem póstuma a José Valdir Moreira Filho, na presença de seus familiares.

Publicidade

A 18ª edição do Festival da Ovelha foi uma realização do CTG Galpão da Estância e da Festa Estadual do Feijão (FEJÃO), com apoio da Prefeitura Municipal de Sobradinho, do Instituto Estadual de Música (IEM) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura.

Para encerrar a noite, Adriana de Los Santos e Grupo Dê-Lhe Fole comandaram a animação, colocando os pares na pista de dança.

Nos dias seguintes, a programação contou com a construção do Galpão Crioulo na Praça 3 de Dezembro, torneio de truco, apresentações das invernadas artísticas, futebol de bombacha, workshop cultural, atividades com escolas e momentos de integração.

Publicidade

Nesta sexta-feira (18), a agenda teve jantar de vaca atolada e show de Juliano Morais e Banda, com o espetáculo “Sobradinho além fronteiras”.

Neste sábado (19), a programação começou às 8h30, com mateada e momento cultural com escolas. Ao meio-dia foi realizada a 2ª Galeteada no Galpão Crioulo. À noite, haverá jantar com massa com galinha, com a participação de empresas convidadas, além de música ao vivo com a Família Rosa e Celso Souza.

O encerramento ocorre neste domingo (20), Dia do Gaúcho, com Missa Crioula às 10h30, na Praça 3 de Dezembro. Na sequência, será servido almoço com churrasco e acompanhamentos no Galpão Crioulo. Às 19h, acontece a extinção da Chama Crioula.

Publicidade

Galpão Campeiro dos Amigos

Outro espaço que ganhou destaque durante a Semana Farroupilha é o Galpão Campeiro dos Amigos, instalado na Praça 3 de Dezembro. A abertura ocorreu no dia 12 de setembro, reunindo autoridades, familiares, amigos e integrantes da comunidade.

Idealizado por Carlos Alberto Fetzer (o Beto), e Evaldo Luis Francisco (o Sofá), o Galpão teve sua abertura marcada pelo hasteamento das bandeiras, entoação dos hinos, pronunciamentos, bênção e acendimento da Chama.

Publicidade

A iniciativa, que já se tornou tradicional em Sobradinho, reúne música, gastronomia e confraternização durante os festejos. A montagem do espaço durante a Semana Farroupilha começou há cerca de uma década e, desde então, passou a fazer parte do calendário tradicionalista, com exceção do período da pandemia.

O Galpão permanece aberto até este domingo (20), oferecendo almoços e jantares no estilo campeiro. O cardápio e os valores podem ser consultados diretamente com os organizadores no local ou pelo perfil @galpaocampeirodosamigos no Instagram.

Piquete Porteira Aberta

Também integrando as comemorações do Mês Farroupilha, o Piquete Porteira Aberta foi idealizado pelos amigos Júlio César dos Santos (o Neguinho) e Everton Machado (o Vetão). O espaço iniciou suas atividades no dia 12 de setembro, com o tradicional costelão na brasa.

Instalado junto às dependências do Posto Betrin, próximo ao Hospital São João Evangelista, o Piquete vem recebendo a comunidade ao longo dos festejos, com almoço e jantar diariamente e pratos variados da culinária gaúcha.

Com a proposta de reunir pessoas em torno da gastronomia e da convivência, o espaço permanece aberto até este domingo (20), integrando a programação farroupilha de Sobradinho.

Fotos: Gazeta/Nathana Redin e Heitor Hissao | Brenda Flores

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO-SERRA

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.