Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DESPEDIDA

Morre o tenente-coronel Coelho, o “Vô da campanha” de Telmo Kirst

Morreu nesta terça-feira, 22, aos 76 anos, o tenente-coronel Carlos Eduardo Guterres Coelho. Ele enfrentava um câncer. Natural de Porto Alegre, nasceu em 27 de março de 1950 e morou a maior parte da vida em Vera Cruz e Santa Cruz do Sul.

Coelho teve uma longa trajetória ligada à segurança pública. Foi comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul em duas oportunidades e também ocupou o cargo de diretor de Segurança do município. Além disso, foi instrutor da Academia de Polícia Militar e do Senac.

Na política, foi presidente regional do MDB no Vale do Rio Pardo e também integrou o Conselho do Idoso e o Conselho da Diversidade Sexual. Em 2020, concorreu ao cargo de vereador em Santa Cruz do Sul pelo Progressistas.

Publicidade

O velório será realizado no quartel do Corpo de Bombeiros Militar, em horário a ser confirmado. Outros detalhes dos atos fúnebres ainda não foram divulgados pela família.

Personagem marcou eleição de 2012

Coelho ficou conhecido por um público ainda maior durante a campanha eleitoral de 2012, quando Telmo Kirst conquistou o primeiro mandato como prefeito de Santa Cruz do Sul. Ele interpretou o personagem “Vô” em uma série de vídeos da campanha.

Publicidade

O personagem ganhou grande repercussão e fez com que Coelho passasse a ser reconhecido nas ruas. Além de “Vô da campanha”, ficou conhecido por uma expressão que gostava muito de usar: “Jogo Duro”.

Na época, Coelho morava em Tramandaí, mas mantinha forte ligação com a região. A filha residia em Vera Cruz e estava envolvida na campanha de Telmo Kirst. Foi por meio dela que recebeu o convite para interpretar o personagem.

Em entrevista concedida à Gazeta logo após a eleição, o tenente-coronel da reserva contou que não era ator e que a experiência havia sido uma surpresa. Segundo ele, o convite surgiu para interpretar o “Vô” e acabou ganhando uma dimensão que não esperava. Na propaganda de TV, ele aparecia com uma lupa e fazia questionamentos, como as promessas de oponentes no pleito sobre a construção de um viaduto para resolver o trânsito no Bairro Arroio Grande. “Mas quê viatudo?”, dizia ele no material de campanha.

Publicidade

A repercussão fez com que fosse reconhecido pela população. Na entrevista, relatou que passou a ser cumprimentado nas ruas e até na redação da Gazeta por pessoas que o identificavam como o personagem.

Encontro com Arno Frantz ficou marcado

Entre os vídeos produzidos durante a campanha, Coelho destacou a participação ao lado de Arno Frantz. Os dois se conheciam havia mais de 35 anos. Em entrevista à Gazeta, ele disse que a gravação tinha um significado especial por contracenar com Frantz, a quem considerava parte da história política de Santa Cruz do Sul.

Outro vídeo lembrado por Coelho foi o relacionado à Semana Farroupilha. Segundo ele, a produção exigiu a memorização de um texto em pouco tempo, além de improvisação. A familiaridade com a cultura gaúcha ajudou na interpretação.

Publicidade

Confira a entrevista com Coelho ao Portal Gaz:

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.