Santa Cruz do Sul sedia, entre os dias 25 e 27 de setembro, o 21º Congresso Regional da Pastoral Familiar. O encontro reúne cerca de 300 participantes de 18 arquidioceses e dioceses do Rio Grande do Sul no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para uma imersão em formação, espiritualidade e fortalecimento dos laços comunitários.
O principal destaque desta edição é a abordagem prática sobre os conflitos do cotidiano familiar. No sábado, dia 26, às 8h30, o doutor em Psicologia, psicólogo, terapeuta e autor do livro O sofrimento psíquico dos presbíteros, Willian Cezar Castilho Pereira, ministra a palestra “Na cruz, o amor amadurece: crises, perdão e renovação conjugal”. A apresentação promete articular aspectos psicológicos e pastorais para propor caminhos concretos de superação das crises no matrimônio.
A dimensão cultural também ganha espaço no evento com uma atração aberta a toda a comunidade local. No mesmo sábado, às 20 horas, a Catedral São João Batista recebe o show gratuito do cantor Antônio Carlos, logo após a missa das 17 horas e do jantar no centro comunitário da paróquia.
Publicidade
O evento ganha relevância adicional por marcar datas históricas da Igreja Católica: os 45 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio e os 10 anos da Amoris Laetitia, documentos fundamentais para a orientação pastoral sobre matrimônio e vida em família. O congresso é uma promoção da Pastoral Familiar do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a organização local da Diocese de Santa Cruz do Sul.
Programação detalhada
Sexta-feira, 25 de setembro
- 17 horas: credenciamento e acolhida no Auditório Central da Unisc
- 18h30: abertura oficial e conferência “Nazaré: a escola do amor – A Sagrada Família como modelo de santidade”, com Dom Itacir Brassiani, bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul
Sábado, 26 de setembro
Publicidade
- 8 horas: oração de abertura
- 8h30: conferência “Na cruz, o amor amadurece: crises, perdão e renovação conjugal”, com o psicólogo Willian Cezar Castilho Pereira
- 10h45: palestra “A missão, o cuidado e o acompanhamento”, com o Pe. Rodolfo Chagas Pinho
- 13h30: oficinas temáticas com os congressistas
- 15 horas: conferência “Amoris Laetitia: acolher, acompanhar, discernir e integrar – o rosto misericordioso da Igreja”, com Alisson e Solange Schilla
- 17 horas: celebração de missa na Catedral São João Batista
- 18h30: jantar no Centro Comunitário da Paróquia São João Batista
- 20 horas: show com Antônio Carlos na Catedral São João Batista (Aberto ao público com entrada gratuita)
Domingo, 27 de setembro
- 7h15: oração e café da manhã no Parque da Cruz
- 8h30: conferência “A família em missão: evangelizar a partir do lar”, conduzida por Dom Moacir Silva Arantes, bispo de Barreiras (BA) e membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB (na Unisc)
- 11 horas: missa de envio, seguida de almoço de encerramento
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso novo canal do WhatsApp clicando aqui. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!