Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LEGISLATIVO

Câmara aprova denominação de vias públicas em homenagem a Acimar Escouto e José Dolores Ferreira

A sessão legislativa do dia 28 foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento à história do município. Por unanimidade a Câmara de Vereadores aprovou duas proposições de autoria do vereador Professor Cleber (União Brasil) que oficializam a denominação de vias públicas em homenagem a dois cidadãos de trajetórias marcantes na comunidade local: Acimar Escouto e José Dolores Ferreira.

As iniciativas visam preservar a memória de moradores que dedicaram suas vidas ao serviço público, à família e ao desenvolvimento social de Santa Cruz do Sul, além de reforçarem laços históricos entre as famílias homenageadas.

A primeira homenagem foi dedicada a Acimar Escouto (1934–2013). Servidor público estadual exemplar, atuou por décadas como Oficial de Justiça na Comarca local, de 1959 até se aposentar em 1984. Paralelamente à carreira jurídica, destacou-se pela forte atuação comunitária no Bairro Goiás, onde participou ativamente da construção da nova igreja da Paróquia São José. Deixa um legado de trabalho honrado ao lado da esposa, Neldina de Melo Escouto, e de seus cinco filhos vivos (além de um filho in memoriam).

Publicidade

O segundo homenageado é José Dolores Ferreira, conhecido como “Seu Zé Ferreira” (1928–2006). Atuou em instituições de destaque como o Banco Comercial do Sul, Escritório Backes e jornal Gazeta do Sul. Serviu à Força Pública de São Paulo e ingressou no serviço público federal em 1961 (IAPI/INPS/INSS), aposentando-se como Chefe de Serviço de Seguros Sociais em 1977. Também prestou relevantes serviços à APESC e à UNISC, além de atuar como árbitro de futebol, músico e liderança comunitária e política. Foi casado por 55 anos com Celila Lourdes Gomes, com quem constituiu uma família de nove filhos.

Usando a tribuna o vereador Professor Cleber destacou a importância de eternizar o nome de figuras que ajudaram a construir a identidade do município, revelando ainda uma curiosidade histórica sobre os homenageados. “Quis o destino que seu Acimar e seu Zé Ferreira fossem compadres, fato que nosso gabinete até há pouco desconhecia. Não podemos separar esses amigos de vida, cujas famílias mantêm até hoje um vínculo de amizade e companheirismo. Nossa obrigação, enquanto parlamentar, é reverenciar pessoas que muito fizeram por essa cidade”, afirmou o parlamentar.

As propostas agora seguem os trâmites legais para a formalização das placas indicativas nas respectivas vias públicas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.