Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

UPA registra aumento de atendimentos médicos durante o feriadão

O feriado prolongado na Capital Nacional do Chimarrão provocou aumento no número de atendimentos médicos na UPA do bairro Cruzeiro. Conforme dados fornecidos pela direção da casa, a unidade registrou entre a quinta-feira, 25, e o domingo, 28, aumento de 25% em consultas e 200% em procedimentos gerais, como curativos, retirada de pontos e verificação de pressão, no comparativo com a média habitual. A alta se deu por conta do fechamento dos postos de saúde no período, devido ao feriadão decretado nas repartições públicas municipais.

Durante os quatro dias, as faixas de horário com mais intensidade de fluxo de pessoas foram das 13h às 16h e das 18h às 21h. Já o tempo médio de espera para atendimento, que é de cerca de 15 minutos para casos urgentes, não foi alterado. “Os números são atípicos, mas ficaram dentro da nossa capacidade”, analisa o diretor-geral da UPA, Rodrigo da Silva. “O feriado prolongado foi um teste para nossa capacidade de atender à população com eficiência, já que a situação se repetirá no próximo fim de semana”, complementa.

Apesar da estrutura se mostrar adequada para prestar atendimentos em situações como a do último fim de semana, Silva ressalta que a população deve continuar a utilizar a rede de postos de saúde para realizar exames e consultas de menor gravidade. “Nossa orientação é para que as pessoas procurem a UPA para buscar atendimentos de maior gravidade”, pontua. “Priorizamos o atendimento às consultas e atendimentos de rotina dos postos somente quanto estes estão fechados”, acrescenta Silva.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.