No próximo sábado, 28, a agência local do INSS abre suas portas para atender exclusivamente os servidores estatutários da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A iniciativa tem como objetivo a atualização cadastral para apuração do tempo de contribuição anterior ao ingresso na Administração Municipal. As informações servirão de base para o cálculo atuarial, última etapa para conclusão dos estudos de viabilidade de implantação do Regime Próprio de Previdência Social.
Conforme a chefe de Recrutamento e Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, Juliana Panke, até o final da manhã desta quarta-feira, 25, – prazo final para as inscrições – pouco mais de 400 funcionários da prefeitura agendaram horário para comparecer ao INSS neste final de semana. Todos os servidores estatutários foram informados da oportunidade através dos Núcleos Administrativos das suas secretarias e também através de e-mail funcional.
Para verificar a situação junto ao INSS e descobrir exatamente o tempo de contribuição, os servidores deverão levar consigo Carteira de Trabalho e Previdência Social, Guia de Previdência Social, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, além de informar corretamente o CEP e um número de telefone para contato. Os dados que estiverem faltando no sistema ou que necessitem ser retificados serão incluídos para que os servidores fiquem com seu cadastro em dia.
Publicidade
A oportunidade, segundo a chefe de benefícios da agência local do INSS, Flávia Carvalho, não é somente para aqueles que tiverem dificuldade em preencher o formulário fornecido pela Prefeitura, mas para todos os servidores, uma vez que será o momento de colocar em dia seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). “Com os dados atualizados fica mais fácil e rápido quando o segurado vem em busca de um benefício, como por exemplo a aposentadoria”.
Também o secretário de Administração, Edemilson Severo, reforça a importância de os servidores comparecerem no dia 28 à agência local do INSS. Ele afirma que será o momento para que cada servidor verifique as informações que foram repassadas ao longo de sua vida funcional e tenha subsídios para o planejamento da aposentadoria. “Haverá um duplo benefício para os funcionários. Além das informações que servirão para a continuidade dos estudos do Regime Próprio, independente de sua implantação, será uma oportunidade para que o servidor tenha um raio x de sua vida funcional, com base no tempo de serviço apurado“, explicou.
Edemilson também ressalta o ineditismo da parceria entre a prefeitura e o INSS e afirma que a manutenção de uma base cadastral atualizada vai ao encontro do modelo de gestão que está sendo adotado através do Programa de Gestão e Qualidade Municipal (PGQM).
Publicidade
No dia 28 de março, o atendimento na agência local do INSS será exclusivo para os funcionários da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que tenham feito o prévio agendamento, junto ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração. O atendimento será feito no período das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Caso haja necessidade, conforme a demanda, haverá uma segunda oportunidade a ser agendada em parceria com o INSS