Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Prefeitura de V.Aires começa construção de grande parque no Bairro Aviação

Mais de trinta anos depois da construção do Parque Municipal do Chimarrão, localizado junto ao acesso principal da cidade, Venâncio Aires está efetivando o seu segundo parque público de lazer. Em uma área com mais de sete hectares localizada junto ao antigo aeroclube do Bairro Aviação, máquinas da Prefeitura trabalham na abertura de uma grande avenida que cercará o local unindo os bairros Santa Tecla e Bela Vista. O parque, idealizado pelo prefeito Airton Artus, será um espaço reservado ao verde, ao lazer e à contemplação da natureza a menos de cinco minutos do centro da cidade. 

Desde a doação da área de 13 hectares do Governo Yeda Crusius (PSDB) para o município, em 2009, o terreno alto onde funcionou o aeroclube municipal estava reservado para a construção de um parque público. Após o desmembramento da área para efetivação do condomínio habitacional Altos da Aviação e destinação de lotes para um centro educacional a partir da nova escola do Senai, Airton Artus determinou o início da construção do parque, com o plantio de árvores e abertura da via principal que passará em frente ao terreno. 

O trabalho que está sendo liderado pela arquiteta Sandra Sperb e o topógrafo e engenheiro José Eleir de Macedo visa mapear a área, unificando as matriculas do terreno para um total de 72.875 metros quadrados. Conforme a arquiteta da Prefeitura, o parque, que ainda não possui denominação, será um grande pulmão verde que unirá a região dos bairros Aviação, Bela Vista, Gressler e Santa Tecla. “O parque dará uma divisão física e visual entre a indústria e a área residencial. Será um grande presente para Venâncio”, considera Sandra.

Publicidade

Com referências de parques europeus, mas também usando como modelos o Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul, e o Parcão, em Porto Alegre, o prefeito Airton Artus destaca que o parque será uma área nobre de lazer, muito verde, lagos, bancos, estacionamento e brinquedos para as crianças. “O que projetamos é um espaço de convivência com a natureza, onde a população pode ir para se exercitar, tomar um chimarrão ou apenas aproveitar momentos ao sol”, ressalta. 

Além da larga avenida que cruzará lateralmente o parque para unir os bairros Santa Tecla e Bela Vista, a proposta do município é a pavimentação de apenas uma via, que dividirá o parque em norte e sul. Essa via deve ter até 36 metros de largura, com capacidade para estacionamento oblíquo dos dois lados e área suficiente para abrigar shows e eventos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também já reservou cinco mil mudas de árvores nativas para iniciar o plantio no local, além do transplante de butiazeiros, figueiras e coqueiros jerivá.  

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.