Pronta para abrigar 529 apenados em regime fechado, a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), por enquanto, abriga um quarto desse número. Desses, 60 são dos presídios de Santa Cruz do Sul e Lajeado A meta é enviar 150 de cada um deles para o local. Pequenos contingentes de detentos vêm sendo encaminhados para a casa prisional semanalmente como forma de garantir que a adaptação ocorrerá de maneira controlada. A cadeia possui regras diferentes em relação às outras unidades, como a obrigatoriedade do uso de uniformes e a proibição das visitas dentro das celas.
Conforme o delegado penitenciário regional, Eugenio Elizeu Ferreira, ontem à tarde 130 presos eram mantidos no local. Desses, 30 de Santa Cruz do Sul que foram transferidos em duas etapas. Os primeiros 15 foram encaminhados ainda no final de março, quando um grupo foi levado ao presídio a fim de receber treinamento para trabalhar na lavanderia e na cozinha. Na semana passada, outros 15 foram transferidos do Presídio Regional. Ontem, a Vara de Execuções Criminais (VEC) de Venâncio Aires autorizou a transferência de mais um contingente, de Lajeado.
Com a ocupação em etapas, conforme Ferreira, é possível monitorar a forma como os detentos reagem às novas regras. Ainda conforme o delegado, até o momento a adaptação tem sido tranquila. Alguns detentos teriam reclamado do uso de uniforme e de serem encaminhados para longe do local onde residem suas famílias, mas o comportamento é considerado normal. Por enquanto, duas das quatro galerias, A e B, foram ocupadas. “Está ocorrendo de forma gradativa para não impactar tanto. Eles estão se acomodando devagar.”
Publicidade
