Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conscientização

Santa Cruz se engaja no movimento Maio Amarelo

A comunidade santa-cruzense está convidada a abraçar mais uma importante causa em favor da vida. Depois dos já tradicionais Outubro Rosa e Novembro Azul, agora é a vez do chamado Maio Amarelo. Em sua segunda edição, esse movimento mundial visa chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito – que assim como os cânceres de mama e próstata, configuram um grave problema de saúde pública – e conscientizar condutores e pedestres para uma mudança radical de comportamento que altere esta triste realidade.

Na tarde desta segunda-feira, 27, órgãos de trânsito, centros de formação de condutores, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, 7 º BIB, empresas de transporte coletivo urbano e secretarias municipais de Transportes e Serviços Públicos e de Comunicação Social, reuniram-se com coordenação estadual do movimento para dar início a uma ampla mobilização do poder público e da sociedade organizada em prol da iniciativa.

No site do movimento é possível encontrar todas as informações necessárias para quem deseja apoiar as ações. A ideia é trabalhar a educação por um trânsito mais seguro através de uma agenda positiva com iniciativas individuais ou coletivas, como passeios ciclísticos, caminhadas, iluminação de prédios públicos, confecção de camisetas, bonés e outros.

Publicidade

Segundo o tenente coronel Ordeli Savedra Gomes, responsável pela coordenação do Maio Amarelo no Estado, hoje é mais fácil prever as estatísticas de trânsito do que o resultado de uma eleição. “Vamos matar mais ou menos duas mil pessoas nas estradas gaúchas só este ano e a chance de erro é de dois a três por cento, mais fácil que o Ibope acertar uma eleição. Precisamos mudar este cenário”, disse ele. 

Em Santa Cruz do Sul, de acordo com o técnico em trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP), Claudiomiro Flores, o calendário de atividades ainda está em formatação, mas algumas ações já estão definidas. A comunidade de Linha Santa Cruz já se organizou e nos dias 4 e 5 vai receber a visita de técnicos da SMTSP e da ONG Trânsito Vida para palestrar sobre as ações de segurança no trânsito. No dia 4, a atividade ocorre às 19h30, na sede da Amorlisc e no dia 5, no mesmo horário, no Rotary Cidade Alta. Além disso oito escolas públicas do município e duas empresas já estão agendadas para receber a visita dos profissionais.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.