O Centro Cultural Valeu Zumbi de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Casa de Religião Africana Nação Yjexa, realiza no dia 21 deste mês a oitava edição do Destaque Valeu Zumbi. A premiação, que fará parte das atividades do 8º Tributo a Zumbi dos Palmares, em alusão à Semana Afro-brasileira, ocorrerá no Salão do Restaurante Executivo, Rua Borges de Medeiros, 1037. Na ocasião, pessoas e entidades que trabalham para promover a comunidade negra através da cultura e de movimentos sociais receberão como homenagem uma placa de reconhecimento.
Segundo o coordenador do centro e secretário executivo do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Social (Compir) de Santa Cruz do Sul, Moacir Fanfa, o mestre Moa, o evento também tem como objetivo reconhecer aqueles que ajudam a preservar as tradições ancestrais. “Esta será uma homenagem ao trabalho e à resistência dos negros em uma sociedade em que o sistema sempre relegou a comunidade negra ao segundo plano com assistencialismo, abortando a sua escalada de ascensão e empoderamento”, afirma. Entre as entidades que receberão a graça estão Comunidade de Terreiro, Grupo de Capoeira, Dança Afro, Clube Social Negro, Associação das Entidades Carnavalescas, Grupo do Movimento Social Negro e Movimento Hip-Hop.
A programação do evento também vai contar com a palestra de Elírio Felício, do Grupo União e Consciência Negra, apresentações culturais, além das comemorações alusivas ao 15º aniversário de criação do Grupo de Capoeira Ginga Sul. Na ocasião, ainda será realizado o 1° Encontro Afro Quimbanda. Outro destaque, ressalta Moa, será a integração de gerações.
Publicidade