Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Filosofia de vida

Tradição indígena é capaz de mudar decisão no Direito

Foi pesquisando sobre novas formas de interpretar as relações entre os seres vivos que a juíza Germana de Oliveira Moraes conheceu a filosofia Pachamama. A tradição que acompanha os povos indígenas da América Latina foi tema de uma roda de conversas realizada no Laboratório de Inovação Social da Mercur, em Santa Cruz do Sul. “A Pachamama é a Mãe Terra. Não é só o planeta, ou só a terra geológica, é todo o conjunto de seres que estão nela”, explica Germana.

Na prática, o que a juíza diz está relacionado à postura do homem diante dos outros seres vivos no planeta e a forma como alguns países já interpretam essa relação por meio de suas leis. “Na Índia, por exemplo, o Rio Ganges é como uma pessoa jurídica. É reconhecido como um membro da sociedade e respeitado também por isso.”

Assim, segundo a juíza, torna-se mais fácil qualificar e julgar casos em que a vítima é a vida presente no meio ambiente. Conforme a magistrada, desde 2009 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a consciência Pachamama. “O século passado foi marcado pelos direitos humanos, o nosso século será marcado pelos direitos da natureza em sua plenitude”, reforça.

Publicidade

Para entrar no clima

  • Germana conta que para estar em sintonia com a natureza, é preciso promover a harmonia com o meio onde se vive. Pequenos hábitos como o cultivo de plantas medicinais, flores ou temperos em casa já ajudam quem deseja estabelecer uma nova ordem com a vida.
  • “Promover a gentileza também. É preciso considerar a forma como viveu São Francisco de Assis. A caridade e o respeito com toda a vida fazem parte dessa nova consciência”, recomenda a magistrada.
  • Segundo o coordenador do Laboratório de Inovação Social da Mercur, João Carlos Vogt, o conceito de viver bem caminha ao lado da filosofia da empresa. Tanto que, além da palestra aberta ao público, os colaboradores da indústria também participaram de um encontro com Germana sobre as definições de Pachamama. “A empresa é a comunidade. Esta comunidade precisa existir de forma conectada com a vida e com tudo aquilo que faz parte dela.”

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.