O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, conhecido como Pepe Mujica, disse estar convencido de que Luiz Inácio Lula da Silva é inocente das suspeitas de corrupção. Ele considera que o político petista foi envolvido em uma ação para puní-lo, já que ele representaria uma ameaça nas eleições de 2018.
“Lula vem de baixo e tem uma história que o santifica. Não tenho dúvida de que é inocente. Certamente há corrupção no Brasil, como em toda parte, mas acredito que queiram punir a carta perigosa que Lula significa no futuro”, disse Mujica ao jornal argentino Clarín.
O uruguaio também defendeu que há, no Brasil, uma “disputa prematura e um tanto ousada que leva as coisas a termos perigosos”. “É uma batalha em que o que vencer estará tão destruído quanto se tivesse perdido”, acrescentou o ex-presidente.
Publicidade
Além disso, Mujica afirmou estar preocupado com “a imensa maioria, cerca de 200 milhõe, que não vai às manifestações”, e apontou como maior problema do País “o desemprego de 8,5% somado à recessão global que afeta países emergentes”.