Um festival chinês onde mais de 10 mil cachorros são mortos para virar comida gerou revolta na internet nos últimos dias. O evento ocorre em Yulin, na China, e mobilizou milhares de internautas e organizações protetoras de animais pelo mundo para pedir pelo cancelamento da celebração.
A festividade ocorreu neste sábado, 20. Conhecido como Festival da Carne de Cachorro, o evento é uma celebração que vem dos anos 90 e tem como intenção comemorar o solstício de verão (dia mais longo do ano) com o consumo de milhares de cães, que são mortos com cortes nos pescoços, na barriga, ou são jogados vivos em bacias com água fervente para que a pele deles solte mais facilmente.
A hashtag #stopyulin2015 – parem Yulin 2015 – ganhou força nas redes sociais contra o movimento. Cerca de um milhão de pessoas assinaram um abaixo-assinado no site Change.org pedindo que o festival fosse cancelado. Alguns ativistas chegaram, inclusive, a fazer ações individuais para tentar salvar alguns cães.
Publicidade
Ativistas da causa se opõem à festa e afirmam que ocorre um aumento considerável de roubos de cachorros domésticos e de rua. Além disso, eles denunciam as péssimas condições dos canis nos quais os animais são criados para serem sacrificados. Os protetores também ressaltam que o consumo de carne de cão pode não ser bom para a saúde, uma vez que os bichinhos podem estar doentes.