Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sobradinho

Secretaria de Saúde quer zerar fila de espera para cirurgias de catarata

Acordo firmado entre Sobradinho e o Instituto de Oftalmologia e Pesquisas Hüning de Faxinal do Soturno- RS irá garantir que cirurgias de catarata sejam disponibilizadas à pacientes de Sobradinho que estão na fila de espera desde julho de 2014. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sobradinho anteriormente os pacientes do município eram encaminhados para Cachoeira do Sul para realizar este procedimento, considerado de baixa complexidade, entretanto estava havendo uma grande demora nos atendimentos, acarretando um número elevado de cirurgias pendentes na cidade.

 

Publicidade

Conforme o secretario de Saúde Nilo Wietzke mais de 30 pessoas que estão na fila de espera a mais de nove meses por este tipo de cirurgia começam a ser atendidas agora, graças ao empenho da Administração Municipal que viabilizou junto ao Instituto de Oftalmologia e Pesquisas Hüning de Faxinal do Soturno- RS, vagas suficientes para zerar esta fila.  Segundo o secretário neste primeiro encaminhamento, foram atendidos 15 pacientes, os quais passaram por uma consulta de avaliação e no dia 25 de maio será realizada a cirurgia. 

 

Segundo a Secretaria de Saúde a Catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. Com a perda da transparência, menos luz chega à retina e a visão diminui. Conforme essa situação progride, transforma-se em catarata.

Publicidade

A doença atinge, comumente, pessoas com mais de 60 anos, que são o principal grupo de risco. A doença não tem prevenção e 90% das cirurgias são satisfatórias.

 

Cirurgia

Publicidade

A cirurgia de catarata é um procedimento considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem a necessidade de internação. Os pacientes passam por exames laboratoriais e, quando necessário, cardiológicos. Com o resultado dos exames normais, estão prontos para a cirurgia, que dura de cinco a dez minutos. “Catarata é uma doença de visão bastante comum entre os idosos e o resultado após a cirurgia é muito bom, inclusive para a melhora global da saúde do paciente”, explica o secretário de Saúde.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.