Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dicas

Cortinas e persianas: como escolher a peça certa para cada ambiente

Elas estão em casa, no escritório e em qualquer ambiente que se imaginar. Às vezes passam despercebidas, mas se estão lá, existe um motivo. Mais do que elemento decorativo, cortinas e persianas desempenham um importante papel no cotidiano.

Embora utilizadas há séculos na decoração, elas ainda costumam gerar dúvidas na hora da compra. Qual o tipo mais adequado para cada espaço, material, tamanho ou cor? Com uma diversidade de opções tão grande e tantas novidades chegando, o desafio é saber qual a mais adequada para cada necessidade.

Diante disso, alguns cuidados podem fazer a diferença. Consultar um profissional especializado, verificar tendências e, acima de tudo, identificar o local onde será instalada e saber que, além do papel principal de tornar o ambiente mais aconchegante, sua escolha poderá ter influência em sensações de profundidade para o lugar.

Publicidade

Além de fazer parte da decoração, as cortinas proporcionam controle da luminosidade e privacidade. Hoje existe uma gama de modelos feitos com diferentes materiais e tecnologias para proporcionar conforto e, acima de tudo, ajudar a compor a ornamentação dos ambientes.

No caso das persianas, as mais acessíveis costumam ser as verticais, que podem ser encontradas na opção translúcida e com blackout. Já as horizontais estão em alta no segmento. Feitas em alumínio com lâminas que variam de 16 a 50 milímetros, elas trazem como vantagem a facilidade na hora da limpeza. Os modelos mais largos também podem ser apresentados em diferentes materiais.

Entre as cortinas especiais, os modelos rolô caíram na preferência do público. Com tecido translúcido, eles permitem a passagem da luz, mas garantem privacidade aos ambientes. Os maiores benefícios estão na chamada tela solar, pois ela ajuda a bloquear a entrada da radiação ultravioleta – evitando, por exemplo, danos causados pelo sol nos móveis – e tem diferentes níveis de visibilidade conforme a trama do tecido.

Publicidade

“Esse tipo tem como vantagem o fato de ajudar a baixar a temperatura em até 12 graus em relação à parte externa, e ainda contribui para a eficiência do ar-condicionado. A rolô blackout reduz entre 80% e 95% do calor e a claridade, mas não permite visão externa. A tela solar e a blackout são as mais utilizadas e estão mais acessíveis, assegurando conforto e estética para os ambientes”, explica Israel Rech, da Persihaus Persianas.

Outra opção, segundo Rech, que trabalha há 21 anos na área, é a persiana romana com o sistema de “camadas”. Ela também conta com tela solar e blackout. Hoje encontrase em alta o modelo shadow, que é uma rolô com tecido duplo transpassado. Com um sistema de funcionamento que possibilita diferentes configurações de abertura, esse tipo está entre os mais elegantes do mercado e se adapta a diversos ambientes, desde salas até banheiras e spas.

SAIBA MAIS 

Publicidade

INOVAÇÃO – Todas as opções de cortina a partir da rolô podem ser instaladas motorizadas, com interruptor ou controle remoto, que facilita o acesso e acionamento. Há ainda o sistema de sensores, os quais podem ser acionados por meio do celular.

LIMPEZA – Um aspecto que nunca pode ser deixado de lado é a limpeza das persianas e cortinas. Hoje o serviço é muito requisitado na Persihaus. Além da higienização, também são feitos reparos em qualquer modelo, com troca de peças e componentes para assegurar o pleno funcionamento. Segundo Rech, quando o cliente faz a substituição de cortinas ou persianas, a empresa realiza os consertos necessários nas antigas e encaminha para doação.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.