Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

QUALIDADE DE VIDA

Universidade do Adulto Maior retoma atividades presenciais

Foto: Alencar da Rosa

O curso de extensão multidisciplinar Universidade do Adulto Maior (Uniama) retomou as atividades presenciais na tarde dessa segunda-feira, 9, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Com a pandemia, desde março do ano passado a interação entre alunos e professores ocorria somente pela plataforma Meet. Na primeira aula de Ginástica Dança/Funcional, que teve início às 15h30, no ginásio da Unisc, 33 alunos participaram. A atividade prática, que durou cerca de uma hora, contou com orientação da professora Ursula Müller e do bolsista voluntário Leonardo Senna.

O Uniama, vinculado ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC), órgão da Direção de Extensão e Relações Comunitárias, é um programa que visa articular o ensino, a pesquisa e a extensão ligadas à geriatria e à gerontologia, por meio dos diversos cursos, setores, projetos e programas da universidade. As atividades físicas, laboratoriais e digitais são realizadas de segunda a sábado.

Segundo a coordenadora do Uniama, Luciana Oliveira da Cunha, o objetivo é oferecer um espaço de educação permanente aos idosos da comunidade. “Até 2019, os participantes se inscreviam e participavam das aulas por um período de dois anos, e pagavam para isso. Em 2020, com a pandemia, tivemos que suspender o presencial e agora retornamos com todas as aulas gratuitas. Além da opção de poder escolher a atividade, os idosos podem se inscrever em mais de uma,” ressalta.

Publicidade

LEIA MAIS: Programa Uniama da Unisc está com inscrições abertas

Luciana destaca ainda a importância de os idosos participarem de atividades e serviços em favor do envelhecimento com qualidade de vida. Segundo ela, é mais do que se reciclar e aprender – eles buscam autoestima e autoconfiança. “Eles aprendem sobre internet, sobre como baixar aplicativos e fazer vídeos. E estão abertos para o novo. Isso é muito bom, pois muitos estão em casa sozinhos, com a autoestima baixa. Essa interação e o convívio com outras pessoas da mesma idade são gratificantes”, ressalta. As inscrições, que tiveram início na semana passada e se estendem até outubro, podem ser feitas no site unisc.br/uniama. Todos os inscritos vão para uma lista de espera e serão chamados de acordo com a disponibilidade de vagas.

Conhecimento e tecnologia

As amigas Iracema (E) e Rosalina aprendem com a Uniama

A professora aposentada Maria Rosalina Trindade Foletto, de 66 anos, sabe bem o que quer. Com os dois filhos em idade adulta, ela conta que agora chegou a vez cuidar de sua saúde física e mental. “Há três anos eu frequento a Uniama e já aprendi muita coisa. Antes, eu não tinha essa experiência de conviver com pessoas da minha idade e aqui reencontrei amigos e também fiz outros”, afirma. Além das aulas presenciais, ela faz as atividades online. “Nós que somos da terceira idade temos que nos movimentar. Isso aqui é muito bom para o corpo e para a mente”, destaca.

Publicidade

Quem a acompanha nas atividades é a amiga e ex-colega de escola Iracema Melchior. Aos 73 anos, a também professora aposentada ressalta que o que mais gosta de aprender são as ferramentas da internet. “Eu aprendi muito, em especial, nas aulas de Ferramentas para a Comunicação na Internet. Eles ensinam como acessar a internet e criar grupos no WhatsApp e no Meet. Eu participo de todas as aulas, e aprendo muito. Consigo me comunicar melhor com meus cinco filhos e com os netos, faço fotos e vídeos e mando para eles,” conta.

Atividades oferecidas

  • Oficinas presenciais: Ginástica Dança/Funcional; Ferramentas para Comunicação na Internet; Conhecendo o passado e o presente por meio da fotografia; Ginástica Postural/Recreativa.
  • Oficinas on-line: Qualidade de vida – as diferentes dimensões de produção em saúde; Atividade física para pessoas idosas; Papo da Hora; Curso Vida e Espiritualidade; Ginástica Cerebral; Envelhecer com Memória.

O curso de extensão multidisciplinar Universidade do Adulto Maior (Uniama) é voltado a idosos com 60 ou mais, residentes em qualquer cidade do País. As aulas gratuitas podem ser feitas em formato presencial ou online. Inscrições no site unisc.br/uniama ou pelo telefone 3717-7344.

LEIA TAMBÉM: Veja guia do Ministério da Saúde com orientações para a prática de atividades físicas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.