Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BIBLIOTECA VIRTUAL

Elefante Letrado: plataforma incentiva a leitura nas escolas de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Estudantes têm acesso a livros em português e inglês, jogos interativos e relatórios

Um evento organizado pela 6ª Coordenadoria de Educação vai reunir cerca de 400 alunos de todas as escolas estaduais de Santa Cruz do Sul na próxima quarta-feira, 1º de junho. O encontro ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira. O motivo é a visita do Senhor Elefante, mascote da plataforma digital Elefante Letrado. O método facilita e permite que os estudantes leiam livros de forma totalmente on-line

O titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, ressalta que o evento vai comemorar os nove anos do lançamento da plataforma e também contemplar os alunos das escolas estaduais que mais leram livros digitais. Ele conta que, por meio do Elefante Letrado, muitos estudantes leram além do esperado e terão o devido reconhecimento no dia do evento. “Chamou a atenção que um aluno de uma escola do interior já leu mais de 500 livros de forma on-line.”

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Biblioteca do Sesi volta a receber o público em Santa Cruz

Publicidade

Luiz Moura explica que a ideia de utilização do serviço foi adotada pela Secretaria Estadual de Educação durante a pandemia, uma vez que as aulas remotas limitaram a ida dos alunos às bibliotecas físicas. Dentro do Google Classroom, que é a sala de aula virtual, é possível baixar o aplicativo Elefante Letrado. Ali, segundo explica o coordenador, o estudante tem fácil acesso a livros diretamente do celular, tablet ou notebook. “Essa plataforma digital é uma metodologia de trabalho onde os nossos estudantes desenvolvem a linguagem, o pensamento crítico e novas visões do mundo. Também reforça a aprendizagem da leitura e da escrita nesse processo de alfabetização”, frisa. 

O evento festivo vai contar com a participação da Banda da Brigada Militar de Porto Alegre, distribuição de brindes, contação de histórias e outras atividades. No mesmo dia, haverá uma grande festa com todas as escolas estaduais de Sobradinho, na região Centro-Serra. Na quinta-feira, 2 de junho, o mesmo acontecerá em Rio Pardo, na parte da manhã; e, à tarde, será a vez de Venâncio Aires. “Procuramos contemplar os municípios onde está ocorrendo o maior número de leituras por parte dos alunos, para que eles consigam interagir com o Senhor Elefante. Com presença do mascote, esperamos provocar muito mais a leitura entre os nossos estudantes”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Biblioteca ao ar livre incentiva o hábito da leitura em Santa Cruz

Publicidade

Elefante Letrado

A plataforma Elefante Letrado está voltada aos anos iniciais (primeiro ao quinto ano) do Ensino Fundamental e oferece livros em português e inglês, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico de cerca de 250 mil alunos da Rede Estadual de Ensino. O acervo literário é selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência. São 560 livros em português e 174 autores de 22 tipos de gêneros textuais.

As atividades pedagógicas presentes na plataforma estão alinhadas à base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, há a possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos, bem como a realização das próprias produções escritas sobre as obras lidas.

LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Livro Infantil: confira dicas para ler com a criançada

Publicidade

A plataforma ainda apresenta aos professores e gestores relatórios sobre o envolvimento e a aprendizagem dos alunos e das turmas em relação à leitura. Trata-se de um significativo instrumento complementar de avaliação e acompanhamento.

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.