Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUSTENTABILIDADE

Projeto vai recolher e reciclar bitucas de cigarro em Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Termo de Permissão de Uso de Espaço Público foi assinado nesta quarta-feira

Santa Cruz do Sul dará mais um importante passo na preservação ao meio ambiente. Foi assinado na manhã desta quarta-feira, 1º, no Palacinho, o Termo de Permissão de Uso de Espaço Público para validação de um projeto de reciclagem de bitucas de cigarro em parceria com a Poiato Recicla Ltda e a Japan Tobacco International (JTI).

Ao todo serão sete equipamentos instalados no município, dos quais três ficarão na Praça da Bandeira, dois na Praça Getúlio Vargas, um no Lago Dourado e outro na Avenida do Imigrante. A empresa será responsável pelos serviços de coleta, limpeza e higienização das caixas, bem como pelo encaminhamento adequado dos resíduos de cigarros para a usina de tratamento de sua propriedade. O primeiro desses equipamentos já está instalado na Praça da Bandeira.

Equipamentos vão ser instalados em sete pontos

Conforme o fundador e diretor comercial da Poiato Recicla, Marco Robles Poiato, a iniciativa visa reduzir os danos causados pelo descarte incorreto das bitucas. “É grande o impacto da destinação indevida no ambiente, seja poluição no solo, entupimento de bueiros, contaminação da água, dentre outros. São muitos os impactos que ocorrem e pensando nisso elaboramos todo um movimento para que a sociedade tenha conhecimento e ajude a diminuir esses danos”, destaca.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Semana do Meio Ambiente: estudantes plantam muda no pátio das escola

Parceira do projeto, a JTI celebrou o acordo firmado, como destaca o gerente sênior de assuntos corporativos da empresa, Gabriel Quiliconi. “É uma iniciativa onde podemos começar a lidar com resíduos pós consumo de produtos nossos. A JTI tem preocupação constante com a sustentabilidade e pela primeira vez vamos conseguir lidar com esse resíduo sólido e transformá-lo em algo monetizável, o que vai gerar renda e emprego para além da nossa cadeira produtiva”, destaca.

Publicidade

A Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, também elogiou a medida. “Santa Cruz do Sul ingressa hoje (quarta-feira, 1º) nesta parceria, o primeiro passo para proporcionar à população uma forma sustentável e ambientalmente segura e correta de descarte”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Semana do Meio Ambiente tem programação especial em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.