Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da safra: a surpresa de uma ninhada de leitõezinhos

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana em nossa propriedade com sol, mas sabe-se lá até quando. Em junho já choveu mais de 100 mm em nossa localidade, e a previsão é de que venha mais por aí. Menos mal que este é um período com poucas tarefas na lavoura. Já fizemos a silagem, e o milho que ainda temos por colher não está em área na qual pretendemos plantar tabaco. Para quem ainda precisa colher milho em lavoura na qual queira fazer logo um novo cultivo, essa umidade em excesso realmente atrapalha.

A surpresa de uma ninhada de leitõezinhos

Aqui em casa, tivemos um acontecimento nos últimos dias: uma de nossas matrizes ganhou leitões, e até poderemos comercializar alguns dos filhotes. Essa é uma das grandes vantagens da diversificação: ter alimento à disposição para a subsistência familiar. Na foto abaixo está o meu pai, Aloísio, junto com a matriz e os leitõezinhos. Aliás, seu Aloísio estará de aniversário amanhã, e deixo aqui minhas felicitações a ele. Dele e de minha mãe, dona Rosa, é que recebi todos os ensinamentos para que pudesse me dedicar à agricultura, na qual hoje me sinto plenamente realizado.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma visita a Centro Linha Brasil

Publicidade

Plantio do tabaco segue em toda a região

Em toda a região, muitas famílias já estão envolvidas com o plantio de tabaco. Na foto ao lado está o casal Roberto Repplinger, 36 anos, e Rosane Melz, 49, da localidade de Cerro Alegre Baixo, em Santa Cruz do Sul. Eles já plantaram 20 mil pés no dia 13 de junho, e pretendem plantar outros 20 mil ao longo desta semana. Na safra passada plantaram 45 mil pés e colheram 490 arrobas, excelente média. Mas optaram por diminuir em 5 mil pés o plantio neste ano, no que os felicito, porque certamente conseguirão cuidar ainda melhor da plantação. Eles têm duas estufas de ar forçado, nas quais o tabaco é acondicionado em grades, e por isso precisam escalonar o plantio em duas etapas, para facilitar a colheita. Realizam só eles dois as tarefas, e assim obtêm excelente renda na agricultura.

Em mais um roteiro pelo Sul do Estado

Nesta semana, mais uma vez, eu e o Alan Toigo, meu colega de página de internet, vamos cumprir roteiro pelo Sul do Estado. Hoje pela manhã ainda vamos a Linha Antão, em Venâncio Aires, para visitar produtor de mudas de tabaco para vender, e à tarde seguiremos até Chuvisca. Vamos pernoitar em Camaquã, e de amanhã até sexta-feira teremos agenda intensa em São Lourenço do Sul.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: as mudas de tabaco se desenvolvem bem

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.