Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JUVENTUDE NA POLÍTICA

Guilherme Teixeira é o vereador mais jovem a assumir presidência da Câmara de Vale Verde

Mudança na chefia: Guilherme Ubatuba (ao centro) vai tomar posse nesta sexta-feira, 1º

Guilherme Ubatuba Teixeira (MDB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Vale Verde na sessão dessa segunda-feira, 27. Aos 23 anos, é o mais jovem legislador a assumir o cargo, assim como foi o mais novo a ser eleito no município, em 2020, quando tinha 21 anos. A mudança na chefia da Casa se dá por um acordo entre as bancadas, definido antes de assumirem a atual legislatura.

Segundo Ubatuba, ficou acordado que nos dois primeiros anos, os presidentes ocupariam o cargo durante seis meses e renunciariam, possibilitando maior rotatividade de partidos e parlamentares. Nos dois últimos, a perspectiva é de mandatos de um ano. “Dessa forma, da base de sete vereadores da situação (são nove na Câmara), somente um não terá a oportunidade de ser presidente neste mandato”, explica.

LEIA TAMBÉM: Vale Verde, com todas as letras: pesquisadores lançam livro sobre a história do município

Publicidade

A sua posse vai ocorrer nesta sexta-feira, 1º de julho, assim como a dos demais integrantes da mesa: Elário Rosa da Silva, 1º vice-presidente; Gabriel Dettenborn de Mello, 1º secretário; Eloir Storch (todos do MDB), 2º vice-presidente; e Frederico Toillier (PDT), 2º secretário.

Projetos para Vale Verde

O período à frente da mesa diretora será de seis meses. Durante esse semestre, Ubatuba quer dar início à revisão e reescrita do Regimento Interno da Câmara, fazer estudo sobre a regulamentação do Hino Municipal, planejar sessões no interior e apresentar um projeto que beneficiará os integrantes da Feira de Produtores Rurais e Artesanais de Vale Verde (Feproarte).

LEIA TAMBÉM: Com renúncia de Edivilson Brum, prefeito de Vale Verde assume o Cisvale

Publicidade

Campanha de bicicleta

Registro da campanha: de bike e sob chuva

Na primeira campanha eleitoral, em 2020, Guilherme Ubatuba foi eleito com 108 votos. Fez uma campanha que ficou marcada pela forma como visitou os eleitores. “Fiz todo o trabalho de bicicleta. Foram 670 casas visitadas em todas as localidades”, relembra. Pedalou 3 mil quilômetros, desde a pré-campanha até as vésperas da votação. A peregrinação pelo município continua depois de eleito. Neste mês, deve completar mil residências de vale-verdenses visitadas. Só utiliza o carro para as localidades mais distantes da região central. 

Antes da vida política, já havia auxiliado na lida campeira, na fazenda onde o pai é capataz. Também ajudou o padrasto, que é pedreiro, foi estagiário na Prefeitura e trabalhou em uma conceituada padaria da região. Foi onde teve despertado o gosto pela política. Estudante de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com conclusão do curso programada para o final do ano, também foi assessor de imprensa da Prefeitura, de setembro de 2019 a agosto de 2020, quando passou a se dedicar à campanha. 

LEIA TAMBÉM: Sistema de videomonitoramento entra em operação em Vale Verde

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.