Setembro e outubro fecharam com chuva bem abaixo da média esperada para Santa Cruz. A tendência para os próximos meses é de manutenção do La Niña, que reduz precipitação no Rio Grande do Sul. O quadro, associado às altas temperaturas e ao elevado consumo de água, faz a Corsan adotar estratégias para garantir o abastecimento de água durante o verão.
LEIA TAMBÉM: Governo do Estado planeja privatizar Corsan ainda em 2022
Em Santa Cruz, uma nova adutora de água bruta vai ser implantada para reforçar o Lago Dourado, como revela o superintendente da estatal, José Epstein. “Já iniciamos um projeto de regularização fundiária das áreas para fazer reforço de adução rio pardinho, assim teremos uma possibilidade maior de recarga. É uma obra prevista pra ser entregue nos próximos dois anos.”
Publicidade
A Corsan também atua para deixar o reservatório sempre cheio, com utilização prioritária da água diretamente do Rio Pardinho. Atualmente, o lago possui capacidade para 3 milhões e 600 mil metros cúbicos, o que garante o abastecimento em Santa Cruz por seis meses, mesmo que não ocorra entrada de água no manancial pelo Rio Pardinho.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade