A Defesa Civil Nacional emitiu alerta para a previsão de chuvas intensas no Rio Grande do Sul a partir da madrugada desta sexta-feira, 5, que podem se estender até a manhã de segunda-feira, 8. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os locais mais afetados deverão ser a área metropolitana de Porto Alegre e as regiões Noroeste, Sudoeste, Sudeste, Nordeste e centros ocidental e oriental do Estado.
LEIA MAIS: Modelos indicam que Santa Cruz pode ter até 160 milímetros de chuva nos próximos dias
De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem ser superiores a 100 milímetros por dia. Com isso, há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.
Publicidade
Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) já comunicou a Defesa Civil estadual do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de ocorrências.
LEIA TAMBÉM: Chuva recorrente dá novo fôlego para a agricultura
Medidas de prevenção
O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, ressalta que a população deve se manter atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas. “É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos”, recomenda.
Publicidade