Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VENÂNCIO AIRES

Dia D de testagem, no sábado, identificou 20 novos casos de Covid-19

Foto: Alencar da Rosa

Do total de 536 pessoas testadas na tarde de sábado em Venâncio Aires, 20 apresentaram diagnóstico positivo para a Covid-19

Em iniciativa pioneira na região e no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Venâncio Aires iniciou, no último sábado, 8, a testagem em massa da população. Realizada no Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, a ação – que contou com 25 profissionais de saúde – aplicou 536 testes das 8 às 16 horas. Ao todo, 20 pessoas apresentaram resultado positivo para a Covid-19.

Ao avaliar os dados, o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, afirmou que os números eram esperados. “Foram mais de 500 pessoas que procuraram o pavilhão, tínhamos 10 boxes de atendimento simultâneo, ou seja, dez pessoas eram testadas ao mesmo tempo. Cumprimos com todos os protocolos de segurança, com medição de temperatura na entrada e distanciamento nas filas”, disse. Ele destacou o trabalho das equipes e o interesse da população em realizar os testes.

LEIA MAIS: Venâncio amplia testagem em massa para população em geral neste sábado

Publicidade


Com base nos indicadores obtidos na testagem em massa e nos apresentados pela pesquisa Covid-VRP, aplicada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), a Prefeitura deve planejar os próximos passos para o enfrentamento da pandemia. “Com essas duas coisas em conjunto, conseguiremos ter certeza absoluta de onde o vírus está, onde ele circula mais ou menos e aí sim, trabalhar as ações para contenção”, explicou.

Sobre a possível mudança na gestão do modelo de distanciamento controlado, que está em discussão entre o governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do sul (Famurs), Schwengber aprova a proposta. “Eu considero positivo. O governador dividiu o Estado em regiões, mas quem conhece realmente a realidade da sua região são as associações municipais, como a Amvarp. Aqui conseguimos ter uma real noção do que precisa ser feito em cada cidade”, finalizou.

A partir desta segunda-feira, 10, os testes estarão disponíveis para a população em todas as unidades de saúde. Quem quiser ser testado, deverá apresentar cartão SUS e CPF e ser residente de Venâncio Aires.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.