Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com chuva, depois de vários dias em que o sol se manteve firme na região. Até essa segunda-feira, 26, pela meia tarde, havia chovido cerca de 25 milímetros em nossa propriedade, em Cerro Alegre Alto, interior de Santa Cruz do Sul. Veio calma, mansa, ideal para que a terra a absorvesse e nada se perdesse. Isso é muito bom para o solo e as culturas que ainda estão nas lavouras, como as pastagens e plantas de adubação de cobertura. Estamos com os trabalhos em dia, o milho praticamente todo colhido, e meus pais, seu Aloísio e dona Rosa, também já agilizaram a colheita de amendoim. Agora é retirar a vagem, no galpão, e esperar pela volta do sol para secar ele no terreiro.
Mudas de tabaco tiveram a primeira poda
No que diz respeito ao ciclo da cultura do tabaco, fizemos na sexta-feira, 23, a primeira poda nas mudas das bandejas do primeiro lote de 20 mil mudinhas, como se pode ver na foto acima. Esse primeiro corte é fundamental, pois a partir de agora elas poderão encorpar e se desenvolver plenamente. Pretendemos fazer entre três e quatro podas para deixá-las firmes e fortes para o transplante, que deve ser feito na segunda metade de junho.
O plantio acontecerá conforme o clima permitir, claro, mas esse pelo menos é o nosso planejamento inicial para a safra. A partir de agora, seguiremos com os cuidados rotineiros com as mudas, os tratos culturais, com a aplicação dos produtos biológicos preventivos a fim de que elas sigam bem sadias.
Publicidade

Influenciadores conhecem rotina do setor
Na semana passada, por dois dias participei de encontro de influenciadores digitais dos três estados do Sul do Brasil que estiveram em Santa Cruz do Sul e na região para conhecer a rotina e a realidade da produção e processamento de tabaco. A iniciativa foi do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A foto acima registra uma das visitas feitas pelo grupo, que conheceu o ambiente de empresas do setor (numa delas a produção de sementes certificadas), além do SindiTabaco, Afubra e ainda o Instituto Crescer Legal, onde fechamos o roteiro, na quinta-feira à tarde, 22.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade