A 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), que engloba 13 municípios, viverá um fim de semana de intensa programação. Neste sábado e domingo, 31 de maio e 1º de junho, no Parque de Eventos Itamar Vezentini, em Candelária, será realizada a fase regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).
Serão 35 grupos que disputam, nas forças A e B, as categorias Mirim, Infantil, Juvenil, Adulta e Xiru Veterana. Os competidores participam simultaneamente da classificatória para o Enart e do 11º Rodeio Artístico Regional, que também é aberto para entidades de outras regiões tradicionalistas e distribuirá R$ 20 mil em premiação.
LEIA TAMBÉM: Semana do Meio Ambiente tem início em Santa Cruz com foco na gestão de resíduos
Publicidade
Esta será a maior edição regional já organizada pela 5ª RT. No total serão 134 participantes, que competem nas categorias de Declamação Masculino e Feminino, Solista Masculino e Feminino e Danças Gaúchas de Salão. O ingresso para o parque custará R$ 10,00 e é válido para os dois dias de evento. Os participantes estão convidados a levar um quilo de alimento não perecível.
No sábado, a programação inicia-se às 9 horas com as modalidades de Danças Gaúchas de Salão e Declamação. Além disso, as Danças Tradicionais, categorias Mirim e Juvenil, começam às 9h30 no Palco A. No domingo pela manhã, serão realizadas as etapas das Danças Tradicionais categorias Infantil e Xiru Veterana, e à tarde, as categorias do Adulto Força A e Força B.
LEIA TAMBÉM: Papa Francisco deixa pedido de paz e esperança para jornalistas; veja
Publicidade
Os classificados em Candelária disputarão a Inter-regional do Enart, em Cacequi, nos dias 11 e 12 de outubro. No ano passado, a etapa regional ocorreu em junho, em Encruzilhada do Sul. A última vez que Candelária sediou foi em 2014.
O evento em Candelária será realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); 5ª RT; Prefeitura de Candelária, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte; comissão organizadora do evento e CTG Sentinela dos Pampas. Neste ano, o Enart será realizado de 21 a 23 de novembro, em Santa Cruz do Sul.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade