Devido aos inúmeros estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Santa Cruz do Sul nos últimos dias – com volume acima da média para o período – o prefeito Sérgio Ivan Moraes (PL) decretou situação de emergência no município. A assinatura do decreto ocorreu na manhã desta segunda-feira, 23, durante uma reunião com representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e das secretarias de Segurança e Trânsito, além de Desenvolvimento Social e Inclusão.
De acordo com a Defesa Civil, até o momento 610 famílias foram afetadas por alagamentos, inundações e chuvas intensas. No entanto, esse número pode aumentar. Os prejuízos em bens públicos, como ruas, pontes, estradas, pontilhões e prédios da Prefeitura, ainda estão sendo contabilizados. O decreto tem validade de 180 dias.
LEIA MAIS: Em dez anos, moradores do Bairro Várzea enfrentam perdas pela quinta vez
Publicidade
Com a decretação de emergência, a Prefeitura está autorizada a contratar serviços, adquirir materiais e iniciar obras emergenciais sem a necessidade de licitação — desde que os trabalhos sejam concluídos em até um ano após a caracterização do desastre. A medida tem como objetivo acelerar a resposta e a recuperação dos danos causados.
Publicidade