O Centro Especializado de Atendimento Materno-Infantil (Cemai) completou um ano de funcionamento em Venâncio Aires no sábado, 28. Localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Cruzeiro, o espaço foi criado para oferecer atenção integral e humanizada, com foco no atendimento a gestantes, puérperas e crianças. O Cemai simboliza o compromisso da gestão municipal com a ampliação do cuidado nas etapas mais delicadas e significativas da vida, além da prevenção e acompanhamento de questões específicas da saúde da mulher, como o pré-câncer.
Nestes 12 meses, foram 13.763 consultas de profissionais, sendo principalmente ginecologia e obstetrícia com 4.521 consultas e pediatria com 3.890 consultas. Ainda, foram 32.542 procedimentos ambulatoriais, como teste do pezinho; injetáveis; vacinas, entre outros. São números que comprovam o impacto do Cemai na saúde pública de Venâncio Aires. Embora o foco principal esteja no atendimento materno-infantil, o Cemai também oferece serviços voltados à saúde da mulher em geral, como a coleta de exames preventivos.
LEIA TAMBÉM: Rio Taquari apresenta estabilidade e não deve atingir cota de inundação em Venâncio Aires
Publicidade
Para o prefeito Jarbas da Rosa, o Cemai é um símbolo do cuidado com a vida desde o início. “Esse é um espaço que representa nossa prioridade com a saúde da mulher e da criança. Cuidar da gestação, do bebê e do pós-parto com qualidade e carinho é construir uma cidade mais humana e saudável. Esse primeiro ano mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.
Ao longo deste um ano, o Cemai consolidou-se como referência na rede municipal de saúde, proporcionando atendimentos qualificados com uma equipe multidisciplinar formada por médicos pediatra, ginecologista, nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, e dentista. Além disso, enfermeiras, técnicas de enfermagem e profissionais de apoio. Os serviços vão desde consultas e exames de pré-natal, acompanhamento no puerpério e atendimento pediátrico, pré-câncer e procedimentos.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz institui comissão para seleção de medicamentos que serão usados no SUS
Publicidade
O secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa, enfatiza o quanto o projeto trouxe impactos reais para as famílias venâncio-airenses. “O Cemai mudou a forma como cuidamos da mulher e da criança. É um serviço que aproxima, orienta e acolhe. E é muito simbólico poder comemorar esse um ano com as famílias que fazem parte dessa história”, afirmou.
Publicidade