Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude Rural, Vera Cruz receberá o Encontro de Jovens, promovido pela Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. A programação será realizada na próxima terça-feira, 15, no Clube Vera Cruz, e contará com palestras, sorteio de rifas, almoço e troca de ideias entre os participantes. A entrada é gratuita.
Em entrevista ao programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9, a segunda secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Santa Cruz e coordenadora de jovens da regional sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Luana Hoesel, falou sobre a importância da promoção de políticas e atividades que façam os jovens permanecer no campo.
LEIA TAMBÉM: Produção gaúcha de grãos deve chegar a 33,2 milhões de toneladas, estima Conab
Publicidade
Garantir a qualidade de vida no meio rural é um dos pontos de destaque, segundo ela. “Sabemos que para haver a sucessão rural, para continuar com o meio rural forte, precisamos que o jovem continue lá”, afirmou.
Cerca de 25% dos jovens buscam pela cidade grande, conforme pesquisa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). Luana acredita, porém, que o movimento da juventude tem ajudado para a diminuição dos índices do êxodo rural.
LEIA TAMBÉM: Em defesa do tabaco, participação do Brasil na COP-11 é debatida e pode não ocorrer
Publicidade
À frente da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí e do Sindicato dos Agricultores Familiares de Vera Cruz, Cristian Wagner afirma que, apesar da internet no interior ainda ser um desafio, a modernização de alguns processos deve mostrar a importância da presença dos jovens. “Então de que forma nós, como entidades, vamos viabilizar e oportunizar o acesso a essa juventude? Esse evento é um pouco para falar sobre isso.”
Também está na organização do evento a primeira secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz e vice-coordenadora de jovens da regional, Vitória Theisen Petry.
Programação:
- Manhã
- 8h30 – Recepção
- 9 horas – Abertura do encontro
- 9h20 – Juventude no campo: direitos, terras e tetos (Palestra sobre políticas públicas, crédito fundiário e habitação rural para jovens)
- 10 horas – Ideias que germinam: cooperativas escolares em ação
- 10h25 – Juventude em movimento: uma história de organização e resistência
- 10h45 – Nossa voz em carta: entrega oficial da carta da juventude aos prefeitos e vereadores
- 11 horas – Sorteio da rifa das comissões
- 11h30 – Almoço
- Tarde
- 13h30 – Integração rural: conexão e movimento
- 16 horas – Encerramento
*Colaboraram Carina Weber e Márcio Souza
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade