Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DESEMPENHO

Colégio Mauá conquista uma das maiores pontuações do Enem no País

Foto: Regina Colombelli

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou as escolas que alcançaram as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. A melhor colocação em Santa Cruz na classificação geral ficou com o Colégio Mauá, que aparece na 268ª posição, com 681,86 pontos. A instituição é a única que figura entre as mil com maiores médias do País. No Estado, o Mauá é o 15ª colocado. 

O diretor, Nestor Raschen, salienta que a redação foi o principal destaque, com 867,1 pontos de média entre os 112 participantes do colégio. “Estamos muito felizes com o resultado dos nossos alunos, fruto do estudo sério e dedicado, e pela excelência dos nossos professores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.” Raschen ainda destaca a colocação do educandário em primeiro lugar entre as escolas gaúchas com mais de cem participantes no processo. 

LEIA MAIS: Escola pública de Santa Cruz está entre as mil melhores no Enem 2024

Publicidade

No Enem de 2023, o Mauá alcançou a 161ª colocação na classificação geral no Brasil e décimo lugar no Estado, com 688 pontos. 

Dos demais estabelecimentos particulares de Santa Cruz, a Escola de Educação Básica Educar-se aparece em 1.098º na classificação geral, com 648,32 pontos. Em seguida vêm o Colégio Marista São Luís, na 1.650ª posição (635,92 pontos); Colégio Dom Alberto, na 1.682ª colocação (635,29 pontos); e o Senac Santa Cruz, que ocupa a 5.115ª posição, com nota média de 581,78. Além disso, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz (Efasc) figura na posição 12.643, com a média de 519,95 pontos.

Públicas

Entre as mil instituições públicas com as maiores médias, Santa Cruz do Sul aparece no ranking com a Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, na 738ª posição, com nota de 575,96. Na classificação geral, a escola está na posição 5.560. Depois, a segunda melhor pública estadual do município é a Professor Luiz Dourado, em 6.675 lugar com 562,44 pontos na geral. 

Publicidade

A diretora da Ernesto Alves de Oliveira, Janaína Venzon, enfatiza que, apesar dos desafios, o comprometimento com a gestão da aprendizagem resulta em desempenhos positivos como esse alcançado no Enem. “Isso é reflexo de um trabalho coletivo, focado e persistente. Claro que é desafiador, porque tanto a escola tem que estar pronta para ensinar quanto o aluno estar pronto para receber. A família também deve acompanhar e participar da vida escolar do estudante.”

Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp

Janaína salienta é possível alcançar um ensino de qualidade mesmo em instituição pública. “A escola desenvolve várias ações pedagógicas consistentes, com foco na preparação, como simulados, concursos de redação, projetos interdisciplinares. Isso não é de agora. Há bastante tempo, trabalhamos ao longo do ano letivo focados no Enem, e com todos os anos, não somente com os terceiros anos.”

Publicidade

A diretora acrescenta que as atividades vão além das pedagógicas. “Trabalhamos a liderança, criatividade, trabalho, a descoberta desses estudantes, para que eles possam se redescobrir, buscar e inovar.”

A nota é uma média da redação com as quatro provas objetivas (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) de todos os alunos da escola que fizeram o exame no ano. ​​O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro, quando cerca de 3 milhões de candidatos fizeram as provas.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.